[Crítica] 8º episódio de The Mandalorian traz ação, fofura e reviravoltas
O final de The Mandalorian foi marcado pelo protagonismo de GroguBy - Luiz Nogueira, 19 abril 2023 às 15:47
Chegamos ao fim de The Mandalorian. Até aqui, tivemos uma temporada com altos e baixos, com alguns episódios intrigantes – embora essa característica, infelizmente, seja rara.
De qualquer forma, tivemos um bom episódio, com batalhas interessantes e um embate final que, apesar de deixar um pouco a desejar, trouxe um sentimento de felicidade – sim, exatamente.
A independência de Grogu
Mas, antes de falarmos do final de The Mandalorian, quero destacar uma cena do começo do episódio, em que Grogu mostra toda sua independência e como os treinamentos recebidos o ajudaram a torná-lo capaz de vencer qualquer desafio.
Isso ficou bem claro no momento em que ele salvou Mando das garras dos guardas de Moff Gideon, que o levariam como prisioneiro. Após uma luta em que os dois se ajudam, ambos fazem um trato para combater a ameaça juntos.
É interessante como Grogu passou de um personagem fofo e indefeso para um aliado forte e que pode contribuir muito com a batalha que estão enfrentando.
Em seguida, eles descobrem os clones de Moff Gideon, usados para criar os Dark Troopers. Apesar de não ser uma surpresa, já que foi algo dito anteriormente, a cena impressiona e assusta ao pensarmos em quanto tempo Gideon estava ali trabalhando nisso e tramando seu retorno.
Uma nova luta acontece e Mando e Grogu são atacados. É aqui que temos um dos momentos mais importantes do episódio, com o pequeno personagem conseguindo escapar ileso de um grupo de guardas que querem capturá-lo.
A grande ameaça
Enquanto isso, Mando luta contra o temido Moff Gideon, que está com sua armadura imponente – e que lembra um pouco um dos grandes vilões de Star Wars, Darth Vader.
Com a ajuda de Bo-Katan, Gideon é enfraquecido, mas não derrotado. Os momentos de ação são intensos e o temor pela vida dos personagens é real e bastante presente. Mas é somente com a ajuda de Grogu que a ameaça é derrotada – pelo menos aparentemente.
Portanto, ouso dizer que esse episódio foi desenvolvido com foco pensando no pequenino personagem e em como ele evoluiu ao longo de três temporadas para que, em um momento bastante emocionante, ele consiga salvar quem ama.
Possível final feliz
Mas é no fim do episódio que somos surpreendidos – e sentimos um quentinho no coração. Isso porque Mando solicita que Grogu seja seu aprendiz e deixe de ser um Enjeitado.
Lhe é dito que isso é impossível, já que o pequeno é muito novo e não sabe falar para recitar o juramento. Mando argumenta, mas a única forma seria com os pais de Grogu dando essa autorização.
Como em um estalo, Mando toma a decisão de adotar Grogu como seu filho e, com isso, ele pode ser seu aprendiz. O personagem então é batizado de Din Grogu e passa a treinar para ser um Mandaloriano.
Mudança de vida
No finzinho do episódio, Mando retorna com Grogu para Nevarro e decide trabalhar para a República agora que o pequeno é seu aprendiz. Isso porque, segundo ele, vai escolher melhor seus trabalhos e evitar missões muito perigosas.
Além disso, é no planeta que eles se estabelecem já que, como gratidão, ganharam uma cabana para morar e construir uma vida.
Conclusão de The Mandalorian
A terceira temporada de The Mandalorian, como dito, contou com diversos altos e baixos, incluindo episódios que poderiam ser diminuídos significativamente. No entanto, tivemos diversos momentos de destaque, de tirar o fôlego e de empolgar.
No fim, o que importa é como Grogu evoluiu e está caminhando pra se tornar um aliado ainda mais poderoso para Mando, que, mais que nunca, o vê como filho – e, por isso, tem a missão de protegê-lo, “Como deve ser”.
Comentários