A taiwanesa ASUS confirmou a sua entrada no mercado de consoles ao anunciar o portátil ROG Ally, por meio de seu perfil oficial no Twitter. Mais além, a empresa também afirmou que o lançamento global do aparelho “pode ser antes do que você imagina”. Originalmente, a ASUS revelou a sua existência sem muitos detalhes em 1º de abril.

De acordo com a foto publicada pela ASUS e informações que já vinham flutuando na internet há algumas semanas, o ROG Ally deve ser um concorrente ao Steam Deck, da Valve Corporation. Em outras palavras, um portátil de natureza híbrida que pode ser jogado nas mãos ou conectado à uma estação que transmite jogos do PC para um monitor ou smart TV.

O tuíte ainda menciona um link para alertas de notificações específico para usuários da América do Norte (Canadá e EUA), citando a Best Buy na URL. É plausível especular que a grande cadeia varejista estadunidense terá algum tipo de promoção específica com o novo aparelho.

ROG Ally: configurações e desempenho

O ROG Ally, segundo rumores, promete entregar o dobro de desempenho dentro da mesma voltagem energética (35W) que o seu principal competidor, ampliando essa capacidade para 50% mais taxa de quadros no modo de 15W de voltagem (uma forma pomposa de dizer “redução de consumo energético”).

Isso, segundo o canal LinusTechTips do YouTube, que conseguiu um protótipo do ROG Ally para testar em primeira mão. Segundo o canal, o portátil contará com um processador customizado AMD Ryzen dentro das arquiteturas Zen4 e RDNA3.

Imagem mostra o console portátil ROG Ally, da ASUS

Imagem: LinusTechTips/Reprodução

Além disso, ele também deve portar 16 GB de memória (RAM), um display de 7 polegadas com resolução Full HD e 120 Hz de taxa de renovação de quadros. Ah, ele também contará com suporte à função AMS RSR, o “modo super resolução” da fabricante de processadores que dá um “up” no visual dos jogos.

Vale lembrar, no entanto, que tais benefícios também dependem dos jogos permitirem seu uso: apesar da ASUS implementar as funções no console, se as publishers e desenvolvedores não criarem seus títulos com o suporte necessário, então elas não poderão ser utilizadas. Ainda assim, deve ser uma proposta interessante ter essa capacidade gráfica literalmente nas palmas das mãos.

Ainda assim, para brigar com o Steam Deck, que o Álvaro chamou de “portátil dos sonhos” no nosso review, a taiwanesa vai ter que mostrar bastante serviço.

O vídeo do LinusTechTips, abaixo, tem mais alguns detalhes, como o menu principal do aparelho e informações sobre o seu formato.

Apesar de se comprometer com um lançamento “mais cedo que o esperado”, a ASUS não informou nenhuma data específica para colocar o ROG Ally a público.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários