O longa-metragem em anime Suzume é o mais novo trabalho dirigido e roteirizado por Makoto Shinkai, responsável por outras animações famosas como Your Name, Cinco Centímetros por Segundo, O Jardim das Palavras e O Tempo com Você, dentre outros.

O filme conta a inusitada e intrigante história de Suzume, uma espevitada e determinada estudante de 17 anos que reside em uma cidade isolada da região de Kyushu, no Japão. Sua aventura começa quando ela conhece um jovem chamado Souta, que está procurando por uma “porta”.

Acontece que, a porta — que realmente é uma porta — é um portal para uma dimensão conhecida como O Todo Sempre, e caso a fechadura da passagem não seja muito bem trancada, um enorme desastre pode tomar conta do mundo real.

Sem ter conhecimento de toda a mitologia por trás das portas, Suzume acidentalmente abre uma delas e acaba libertando diferentes entidades. Uma delas, inclusive, é a responsável por amaldiçoar Souta, aprisionando o rapaz em uma cadeirinha com apenas três pernas.

O gracioso banquinho amarelo pertence a Suzume, afinal, é um presente que ela ganhou de sua mãe quando ainda era uma criança. Mas Souta não pode continuar assim para sempre, então a garota precisa percorrer o Japão em busca da entidade que pode fazer o rapaz retornar à sua forma humana, enquanto tranca outras portas espalhadas pelo país.

Por meio de sua caótica premissa, Suzume trabalha temas densos como a independência, o amadurecimento, a culpa e a superação de experiências traumáticas como o abandono e o luto. Em paralelo, o filme também aborda desastres naturais de maneira constante, em especial o iminente perigo de um terremoto — um assunto bastante delicado para o Japão.

Crítica | Suzume é uma animação belíssima, diferente e cativante
Crítica | Suzume é uma animação belíssima, diferente e cativante
Crítica | Suzume é uma animação belíssima, diferente e cativante

Com tantas cartas viradas sobre a mesa, é até esperado que a narrativa se perca em algum momento, mas o filme tem uma duração ideal para desenvolver todos os temas que propõe, através de um ritmo estranhamente equilibrado.

Assim, a jornada de Suzume ao longo de todo o Japão conta com momentos descontraídos, comoventes e prazerosos em que a protagonista conhece e auxilia diferentes pessoas enquanto interage com Souta, e ao mesmo tempo, conta com segmentos repletos de ação e aventura.

Caso você esteja esperando que a trama de Suzume seja parecida com Your Name e outros romances de Makoto Shinkai, talvez seja bom reavaliar as expectativas, pois o novo filme em anime é muito diferente. Até mesmo a relação entre os protagonistas se distingue na maneira como desenvolve o carinho que um sente pelo outro.

Imagem de Suzume

Imagem: Sony Pictures/Reprodução

Ainda assim, Suzume não deixa de emocionar em nenhum momento, e todos os seus atos oferecem mensagens cativantes, além de apresentar constantemente personagens distintos e interessantes, que mantêm sua atenção presa ao telão.

Suzume é o filme mais lindo de Makoto Shinkai

Em termos técnicos, Suzume é impecável: o visual é belíssimo, o nível de detalhamento (tanto da animação quanto das situações) é altíssimo, a trilha sonora é imersiva, e a dublagem em português brasileiro está incrível.

Todas as cenas em que a dimensão O Todo Sempre são capaz de deixar os olhos dos espectadores brilhando, tamanha é a beleza desse mundo. Somadas ao desenrolar e as consequências do enredo, é praticamente impossível não se emocionar pelo menos uma vez ao assistir Suzume.

Crítica | Suzume é uma animação belíssima, diferente e cativante
Crítica | Suzume é uma animação belíssima, diferente e cativante
Crítica | Suzume é uma animação belíssima, diferente e cativante

Mais do que recomendado: Suzume é um forte candidato a uma das melhores animações de 2023. Se puder, assista-o no cinema mais próximo, o quanto antes.

O blog KaBuM! assistiu Suzume em uma sessão exclusiva a convite da Sony Pictures em parceria com a Crunchyroll. O longa-metragem animado tem 2h02m de duração e pode ser assistido exclusivamente nos cinemas a partir desta quinta-feira, 13 de abril de 2023.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários