Um recurso bastante usado pelos usuários do Android agora foi automatizado pelo Google: o arquivamento de apps pouco ou nunca usados era acionado de forma manual e, normalmente, feito no intuito de liberar espaço de armazenamento para novos aplicativos ou fotos e vídeos.

Agora, segundo o blog de desenvolvedores do Android, a função se torna automática, mas seu acionamento depende de você aceitar essa alteração por meio de uma janela dedicada que você verá dentro da Play Store, quando tentar instalar um novo aplicativo.

Imagem mostra o funcionamento do arquivamento de apps no Android

Imagem: Android Developer Blog/Reprodução

Na prática, a função de arquivamento de apps é bem parecida com a sua remoção completa: essencialmente, ela remove um aplicativo que você usa pouco (ou nunca) ao arquivar seu pacote de instalação. A diferença é que ela não “desintala” o app em sua totalidade – o Android ainda preserva seus dados de uso.

Isso é especialmente interessante, por exemplo, em jogos: notoriamente pesados, os aplicativos de instalação dos games mobile costumam ocupar muito espaço, mas a simples remoção deles removeria qualquer referência do sistema – incluindo seu progresso no jogo. O arquivamento de apps impede isso, efetivamente “guardando” o seu save para reutilização se e quando você quiser instalar a aplicação mais uma vez.

De acordo com o Google, ainda que o arquivamento de apps não libere tanto espaço quanto a desinstalação completa, essa função ainda pode liberar até 50% de armazenamento – um bom número para quem quer produzir novos vídeos ou baixar mais coisas para o celular.

Vale lembrar: a função chegou ao Android em caráter manual no final de 2022, e o iOS da Apple já tem algo similar desde 2017, chamado “app offloading”.

Segundo o blog, a novidade já pode ser acessada, embora dependa do aplicativo desejado ter suporte à função. Para que você possa fazer o opt-in, no entanto, você precisará garantir que seu dispositivo esteja com o armazenamento praticamente esgotado e só então tentar uma instalação de um novo app.

Após dar o “aceite”, o Android vai analisar seu dispositivo, arquivar todos os apps menos usados e liberar espaço para o novo.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários