[Review] Galaxy A54 traz bom desempenho, mas escorrega em alguns detalhes
O Galaxy A54 traz um acabamento bonito e um bom desempenho para a maioria das tarefas, mas poderia melhorar em outros pontos. Confira nosso review!By - Alvaro Scola, 12 abril 2023 às 17:50
A Samsung traz celulares de entrada e intermediários com a sua linha A que procura atender a diferentes necessidades. Assim, recentemente, a sul-coreana apresentou o Galaxy A54, um celular intermediário que tem a conectividade 5G como um de seus grandes destaques.
O blog KaBuM! recebeu uma unidade do Galaxy A54 e, após passar pouco mais de uma semana com o aparelho, conta o que achou neste review. Confira!
Design e acabamento
O Galaxy A54, apesar de ser um aparelho intermediário, apresenta um visual e acabamento praticamente premium que lembra até mesmo um pouco do que vemos na linha S, ao menos à primeira vista.
O Galaxy A54 é um pouco pesado com aproximadamente 202 gramas, sendo que sua parte traseira adota o plástico, mas que pode ser confundido com vidro apenas ao olhar. As bordas arredondadas dão até um certo charme, mas pessoalmente achei o celular um tanto quanto escorregadio.
Na parte traseira, assim como tem feito com a maioria de seus aparelhos, a Samsung deixou as lentes saltadas ao corpo e o kit do celular não inclui uma capinha para deixá-las mais protegidas. Apesar do acabamento elegante, a parte traseira pega muitas manchas de dedos, que ficam em evidência por conta do reflexo em lugares iluminados.
Em relação a proteções, o Galaxy A54 conta apenas com a certificação IP67, que o torna resistente a água e poeira.
Os alto-falantes do celular ficam posicionados na parte de baixo logo ao lado da porta USB-C. Enquanto a entrada para cartões fica na parte superior do aparelho, um ponto que considero um acerto por parte da Samsung.
Tela e som
O Galaxy A54 traz uma tela de 6,4 polegadas com um display do tipo Super Amoled com taxa de atualização de 120 Hz e nível de brilho de até 1.000 nits. Assim como outras telas da Samsung do mesmo tipo, esta apresenta cores vivas e um nível ótimo de brilho, que permite até mesmo o seu uso sem problemas em locais abertos ou muito iluminados.
Outro ponto positivo é que, assim como em celulares premium da sul-coreana, a taxa de atualização é adaptável. Então, é possível economizar um pouco de bateria ao longo do dia.
Em relação ao som, o Galaxy A54 consegue oferecer bons médios e graves não tão fortes, mas presentes na medida certa. O seu volume também é alto, mas no máximo, infelizmente, apresenta pequenas distorções.
Performance
Antes de entrar em detalhes referentes ao desempenho do Galaxy A54, esta é sua configuração:
- Processador octa-core Exynos 1380
- GPU Mali-G68 MP5
- 8 GB de memória RAM
- 128 GB de espaço de armazenamento
- Bateria de 5.000 mAh
O Galaxy A54 é um aparelho do tipo intermediário e que funciona bem para atividades simples como navegar na internet, escutar música e usar serviços de streaming. Devido a sua boa quantidade de memória é até mesmo possível deixar mais de um app aberto ao mesmo tempo, mas confesso que vi uma ou outra lentidão bem momentânea.
Para os interessados em pontuações, o Galaxy A54 atingiu a marca de 1.005 pontos para atividades Single-Core e 2.826 pontos em atividade Multi-Core no Geekbench 6.
Quando o assunto é jogos, o aparelho até se sai bem, mas é preciso um pouco de ponderação. Em títulos mais leves como Honor of Kings é possível jogar com todas as configurações no alto sem problemas de performance, sendo que nem o processador esquenta.
Por sua vez, em títulos mais pesados, a história muda bastante. Além de precisar diminuir algumas qualidade gráficas, o celular começa a esquentar, não o suficiente para incomodar, mas é notória a diferença de desempenho.
Um ponto em que o Galaxy A54 desaponta um pouco é em relação a sua bateria. Enquanto a sua autonomia é decente e permite o uso longe da tomada por pouco mais de um dia, o tempo para uma recarga completa é de 1h40. Esse tempo poderia não ser de todo ruim, mas em 30 minutos, a carga dada ao aparelho foi de apenas 30%, ou seja, o carregamento rápido não se mostrou eficiente.
Câmeras
O Galaxy A54 sistema triplo de câmeras traseiras, sendo que estas são as suas lentes principais:
- Lente principal de 50 MP com abertura f/1.8
- Lente ultrawide de 12 MP com abertura f/2.2
- Lente macro de 5 MP com abertura f/2.4
A lente principal do celular consegue capturar um nível de detalhes bem interessante devido a sua boa definição. Apesar disso, em momentos com muita luz, o nível de contraste não é tão controlado e algumas fotos podem sair mais esbranquiçadas, mas o resultado final ainda é satisfatório.
Ainda em relação a lente principal, é interessante ressaltar que a mesma se sai bem em ambientes pouco iluminados. Já o modo noturno, mostrado logo abaixo, consegue ser bem eficiente e acerta, principalmente, nas cores que são capturadas com um nível de saturação mais alto, o que pessoalmente me agrada.
A lente ultrawide do Galaxy A54, por sua vez, faz um caminho praticamente inverso ao visto na principal. As imagens capturadas saem com cores vivas e um bom nível de definição, mas podem sair um pouco mais escuras.
A lente macro é que foi uma agradável surpresa no celular. Estando em ambiente iluminado e com um objeto que não se movimenta, os detalhes podem ser capturados com um bom nível de definição e cores vivas.
Por último, mas não menos importante, a lente de selfies realiza um bom trabalho e registra imagens com um alto nível de detalhes. Não somente isso, o modo retrato acerta bem os objetos ou pessoas que devem ficar em foco.
Sistema do Galaxy A54
O Galaxy A54 vem por padrão com o Android 13 e versão 5.1 da One UI, a interface da Samsung para os celulares que usam o sistema do Google. A configuração inicial é como a de qualquer outro aparelho, mas a Samsung acertou em um ponto em que pede para escolher quais aplicativos serão instalados ao invés de deixá-los pré-instalados por padrão.
A interface ainda traz algumas funções úteis como o menu Edge, que serve como um atalho para abrir os aplicativos mais utilizados a qualquer momento. Apesar dos elogios, ainda existem algumas coisas que incomodam, como o botão power vir configurado para abrir a Bixby ao invés de desligar o aparelho.
Outros destaques, por sua vez, ficam nas configurações, que permitem personalizar o uso do aparelho de acordo com a rotina do usuário. Não somente isso, as principais funções podem ser acessadas rapidamente, ou seja, nada de passar por muitos menus para encontrar o que procura.
Preço e disponibilidade
O Galaxy A54 foi lançado no fim do mês de março e tem o preço sugerido de R$ 2.899 (versão com 8 GB + 128 GB) ou de R$ 3.399 (versão com 8 GB + 256 GB). O aparelho está disponível nas cores verde-lima, preto, violeta e branco.
Conclusão
O Galaxy A54 é um aparelho intermediário interessante que conta com um acabamento bonito, mas que poderia receber atenção em alguns detalhes. O seu desempenho, entretanto, agrada principalmente as pessoas que farão uso de aplicativos e não rodar jogos pesados.
Outro ponto em que o celular surpreende positivamente é em sua autonomia. Apesar disso, o seu carregamento, ao menos com o carregador incluso em seu kit, desaponta.
O seu preço até pode ser considerado um pouco elevado para um aparelho intermediário, mas o Galaxy A54 ainda tem seus méritos e consegue fazer bons registros com suas câmeras, apesar de ter lá suas ressalvas.
Comentários
Daniel Junior
Oxi mais a traseira dele é de vidro e não de plástico q parece vidro.