Alfinetar concorrentes diretos é algo natural do mercado. E foi basicamente isso que a AMD fez com a Nvidia nesta semana ao publicar diversos gráficos comparativos mostrando como suas placas de vídeo têm melhor custo-benefício em relação às GPUs GeForce.

Uma mera propaganda para exaltar seus produtos em relação aos itens de seu principal rival? Em termos, sim. Mas curiosamente, o ataque vem na mesma semana em que a Nvidia revelará a aguardada RTX 4070.

AMD x Nvidia

Em seu blog oficial, a Nvidia publicou diversos gráficos comparativos para ilustrar como as placas Radeon têm melhor custo-benefício do que as GeForce. A Team Red foi enfática ao demonstrar como suas GPUs oferecem mais GB de VRAM por preços ainda mais baixos.

Ao todo, quatro embates foram reportados: RX 6800 XT (16 GB) x RTX 3070 Ti (8 GB), RX 6950 XT (16 GB) x RTX 3080 (10 GB), RX 7900 XT (20 GB) x RTX 4070 Ti (12 GB) e RX 7900 XTX (24 GB) x RTX 4080 (16 GB). Como era de se esperar, em todos eles as placas da AMD saíram-se melhor em termos de desempenho, oferta de memória e performance por dólar.

AMD alfineta Nvidia e sugere que suas placas têm melhor custo-benefício
AMD alfineta Nvidia e sugere que suas placas têm melhor custo-benefício
AMD alfineta Nvidia e sugere que suas placas têm melhor custo-benefício
AMD alfineta Nvidia e sugere que suas placas têm melhor custo-benefício

O único ponto é que essa alfinetada parece não ter surgido ao acaso. Isso porque, nesta quinta-feira (13), a Nvidia deve anunciar a RTX 4070. E também há expectativa de que o Team Green lance as placas RTX 4060, RTX 4060 Ti e RTX 4050 nos próximos meses.

O que isso tem a ver? Grande parte dos comparativos envolveram as supostas VRAM das placas que serão lançadas pela Nvidia. Acredita-se, por exemplo, que a RTX 4070 chegará ao mercado com 12 GB de VRAM. Já RTX 4060 e 4060 Ti devem contar com 8GB, enquanto a RTX 4050 devem trazer 6 GB.

Ou seja, como o foco da publicação foram os gigabytes de VRAM — não à toa há uma menção de que “mais memória importa” —, a AMD aparentemente quis mostrar como suas placas gráficas são mais vantajosas do que as futuras GPUs de sua concorrente. Mesmo que isso tenha ocorrido de forma indireta.

Há quem ache mera coincidência. Há quem acredite que foi uma estratégia muito bem planejada pela AMD. Mas independentemente disso, uma coisa é quase certa: a Nvidia não vai deixar isso passar em branco.

Via: PC Gamer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários