A batalha judicial entre Take-Two e quatro modders parece ter encontrado uma trégua. Isso porque, dois anos após ter processado devs por trás de mods famosos de GTA, a empresa agora decidiu arquivar o caso — e sem dar muitas explicações sobre.

Entenda a briga

Antes de saber dos episódios recentes é preciso entender o começo da história. Os mods sempre foram “comuns” nos jogos de GTA. No entanto, em 2017, a publisher tentou banir os mods da franquia, tornando-os praticamente ilegais. Após a repercussão negativa, a empresa voltou atrás e decidiu limitar o que era ou não permitido.

O problema é que o posicionamento parece ter mudado nos últimos anos. Isso porque, de uma hora para a outra, a Take-Two derrubou diversos mods da franquia que estavam disponíveis na internet, incluindo modificações totais, pacotes de texturas e modelos em alta resolução.

E alinhada à essa mudança drástica de postura, a Take-Two decidiu processar desenvolvedores dos mods re3 e reVC de GTA. A ação listava 14 réus, mas apenas quatro modders foram nomeados: Angelo Papenhoff, Theo Morra, Eray Orçunus e Adrian Graber.

Segundo a Take-Two, os acusados teriam violado o acordo de licença de usuário final (EULA) de de GTA III e GTA: Vice City ao executar a engenharia reversa de jogos e adicionar novos cheats ao título. Além disso, a empresa argumentou que o real intuito era a distribuição de versões piratas dos jogos e exigiu indenização sob a lei de direitos autorais.

Nenhum novo episódio foi divulgado desde então, a não ser um pedido de ambas as partes em dezembro de 2022 para que os materiais na parte de descoberta fossem isentos de divulgação pública por conter informações privadas e proprietárias.

Mas apesar disso, tudo indicava que a disputa judicial iria longe.

Processo da Take-Two é arquivado

Mas não foi. Segundo o TorrentFreak, o arquivamento do processo veio no dia 3 de abril de 2023 por meio de um pedido de ambas as partes. Não foi informado, no entanto, o motivo do arquivamento e nem quais seriam as condições deste acordo firmado por ambos os lados.

Vale destacar, contudo, que o caso não está oficialmente encerrado: os outros 10 réus listados foram dispensados do processo sem prejuízos, o que significa que a Take-Two poderá reabrir uma outra ação contra os modders restantes no futuro.

Mas a julgar a decisão desse caso, é difícil imaginar que outro processo aconteça tão cedo.

Fonte: TorrentFreak

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários