O Google anunciou que o Chrome 113 terá o WebGPU ativado por padrão. A API dá aos aplicativos do navegador mais acesso a recursos de sua placa gráfica. Isso quer dizer que os desenvolvedores podem atingir mais desempenho com menos esforço, principalmente em jogos online.

Além disso, a implementação vai fornecer “mais de três vezes melhorias nas inferências do modelo de aprendizado de máquina”. A novidade deve chegar até o fim do mês à versão estável do Chrome em PCs com Windows compatíveis com o Direct3D 12, macOS e dispositivos ChromeOS compatíveis com Vulkan.

Imagem mostra o logotipo do Google Chrome repetido várias vezes

Imagem: Gerd Altmann/Pixabay

Games no Chrome

Atualmente, o aprendizado de máquina não é necessariamente uma novidade, com a inteligência artificial generativa roubando os holofotes. No entanto, ainda há um espaço interessante para apps que usam a ferramenta e que precisam do hardware local dos navegadores para funcionar.

Com a chegada do WebGPU também é possível permitir que desenvolvedores possam criar jogos melhores que rodam diretamente no navegador, oferecendo ainda mais possibilidades.

De acordo com o Google, o lançamento da novidade vai servir como “um bloco de construção para futuras atualizações e aprimoramentos”. A empresa ainda promete “recursos gráficos mais avançados” e “acesso mais profundo aos núcleos de sombreamento” no futuro.

Originalmente projetada em 2017, a API está em desenvolvimento desde então. A ideia é que, no futuro, a novidade também possa estar disponível em outros navegadores, com o próprio Google dizendo que trabalha para expandir sua implementação.

Via: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários