{reprograma} abre 190 vagas gratuitas para inserir mulheres na tecnologia
São dois cursos focados em programação: o primeiro com inscrições até 7 de abril e o segundo até 14 de abril; saiba maisBy - Tissiane Vicentin, 7 abril 2023 às 9:35
A {reprograma}, iniciativa de impacto social que foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, está com dois cursos abertos e gratuitos. São 190 vagas voltadas para pessoas que se identificam como mulheres, ou seja, pessoas cisgênero e também mulheres trans e travetis, que têm interesse em se inserir no mercado de tecnologia.
O primeiro curso é o o Imersão JavaScript, destinado às candidatas de todo o Brasil com conhecimento básico em JavaScript. O programa conta com o apoio do Potência Tech, plataforma de capacitação criada pelo iFood em 2021, e da BR Social, uma associação sem fins lucrativos responsável pelas frentes de Investimento Social Privado (ISP) e Voluntariado da BR.
O segundo é o Conectadas, programa em parceria com o Mercado Livre, cujo objetivo é atingir jovens entre 16 e 18 anos que queiram receber uma imersão digital e entrar de cabeça em temas da TI.
De acordo com a diretora executiva da organização, Nadja Brandão, transformar a realidade das brasileiras é possível somente por meio da educação.
“Quando existe investimento na formação de meninas, isso resulta na transformação das vidas de muitas gerações, pois apenas a cidadania é capaz de reduzir a exploração e a opressão, além de incluir mulheres nos processos políticos e garantir a emancipação social e econômica”, afirma.
{reprograma} abre vagas para cursos gratuitos em programação
O Imersão JavaScript acontecerá entre 24 de junho e 22 de setembro, em formato 100% online, com aulas ao vivo aos sábados, das 09h às 13h, e às terças e sextas-feiras, das 19h às 22h.
As alunas também terão acesso a uma orientação socioemocional às segundas e quartas-feiras, às 19h. Para este curso, são 40 vagas e as inscrições podem ser feitas até 14 de abril.
Já o Conectadas busca aproximar meninas do ecossistema tecnológico, além de fornecer ferramentas e autoconfiança para que elas criem soluções para os desafios que identificam em suas comunidades. Para este curso são 150 vagas, com inscrições abertas até 7 de abril.
Serão 16 encontros 100% online, por meio dos quais serão abordados conteúdos sobre transformação digital, economia 4.0, sustentabilidade, design da experiência do usuário, análise de dados, desenvolvimento de projetos e negócios digitais, marketing, comunicação digital e introdução a HTML.
Foco nas mulheres
A {reprograma} foi fundada em 2016 pela peruana Mariel Reyes Milk e as sócias Carla de Bona e Fernanda Faria. A iniciativa de impacto social visa ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, priorizando negras, trans e travestis. O objetivo maior é diminuir a lacuna de gênero na área de TI.
A iniciativa conta com grandes empresas como Accenture, Creditas, Meta, iFood e Nubank como parceiras e, até o momento, os cursos entregues pela organização já auxiliaram mais de 1,5 mil mulheres a se formarem na área. Dessas, mais de 70% são autodeclaradas pretas ou pardas e 10% trans e/ou travestis.
Em 2021, a iniciativa participou do Desafio de Impacto do Google para Mulheres e Meninas, sendo uma das 34 ONGs selecionadas para receber apoio financeiro de US$ 1 milhão.
Serviço:
Curso – Conectadas
Inscrições até 7 de abril de 2023
Pré-requisitos: as interessadas devem ser pessoas que se identificam com o gênero feminino (portanto, mulheres cisgênero, trans ou travestis), entre 16 e 18 anos.
Formato do curso: 100% online
Investimento: gratuito
Inscrições devem ser feitas diretamente neste formulário.
Curso – Imersão JavaScript
Inscrições até 14 de abril de 2023
Pré-requisitos: as interessadas devem ser pessoas que se identificam com o gênero feminino (portanto, mulheres cisgênero, trans ou travestis), maiores de 18 anos, com conhecimento básico em JavaScript.
Formato do curso: 100% online
Investimento: gratuito
Inscrições pelo site reprograma.com.br/imersaojavascript.html (ou acesse este link).
Comentários