Na última quarta-feira (22), outras 195 cidades brasileiras em 21 estados receberam autorização para instalar a infraestrutura, com intuito de habilitar o funcionamento do 5G na região. Agora, os municípios no Brasil autorizados a seguir com a tecnologia totalizam 682 e as instalações começaram a partir de hoje (27).
Das novas regiões que ganharam sinal verde pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) para liberação da tecnologia está, em primeiro lugar, São Paulo, com 66 municípios.
Região central de São Paulo, uma das cidades a receber aval para seguir com o 5G – Imagem: Alex G. Ramos/Pixabay
Na sequência estão: Rio Grande do Sul (19), Santa Catarina (17), Bahia (12), Mato Grosso (11), Goiás (10), Paraná (8), Tocantins (8), Rio de Janeiro (8), Minas Gerais (7), Pará (6), Alagoas (4), Ceará (3), Pernambuco (3), Rondônia (3), Mato Grosso do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Paraíba (2), Maranhão (1), Espírito Santo (1) e Amazonas (1).
Todas as regiões foram autorizadas porque conseguiram concluir a limpeza da faixa de 3,5 GHz.
Juscelino Filho, ministro das Comunicações, estima que até o fim do primeiro semestre de 2023 um total de 1,6 mil cidades sejam autorizadas.
5G no Brasil
Desde outubro de 2022, a ativação da tecnologia de banda larga móvel de quinta geração teve início e começou a implementação em território nacional, começando pelas capitais.
Além do smartphone, estima-se que o 5G possa transformar inúmeros setores como varejo, saúde e a indústria, por exemplo.
Segundo dados do Ministério da Economia desenvolvidos em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a tecnologia deve movimentar cerca de R$ 101 bilhões até 2031 e criar mais de 22,8 milhões de novos empregos até 2025.
As cidades brasileiras que entraram para a lista de habilitadas
O Ministério das Comunicações (MCom) liberou uma lista com todas os municípios contemplados. Veja abaixo:
Comentários