Infinix lança tecnologia que pode recarregar baterias em menos de 10 minutos
Novo padrão de recarga energética da Infinix traz potências de 260W cabeados ou 110W sem fio - em um minuto, um quarto da bateria está cheiaBy - Rafael Arbulu, 10 março 2023 às 12:12
A chinesa Infinix introduziu um novo padrão de tecnologia de recarga de baterias para dispositivos móveis: baseado em potências de 260W (cabeado) e 110W (sem fio), a novidade promete uma carga de 0% a 100% entre oito e 16 minutos.
O mais interessante é que o padrão de 260W vem menos de um ano depois da introdução do 180W Thunder Charge, da própria Infinix. O formato mais recente, inclusive, aprimora a tecnologia usada no anterior: agora, ao invés de uma bateria de dois canais 8C, a fabricante chinesa decidiu apostar em um modelo de canal único, com capacidade de 16C. Segundo o comunicado divulgado pela Infinix (via GSMArena), baterias dentro deste padrão retém 90% de sua capacidade plena mesmo depois de mil ciclos de recarga.
Entrando na parte técnica, os carregadores desse novo formato usam nitrato de gálio (GaN) com uma infraestrutura AMBA-AHB, a fim de assegurar estabilidade e segurança na troca energética. O cabo, no entanto, também tem uma parte importante aqui: a Infinix teve que desenvolver um modelo próprio que suporta uma corrente de até 13 amperes (A) para garantir o funcionamento da capacidade de 260W.
Na prática: se você tem pets que gostam de roer seus cabos, então não será “qualquer substituto” que poderá traduzir essas velocidades. Cabos genéricos ou piratas provavelmente terão limitações.
Na parte sem fio, a tecnologia aplicada usa uma arquitetura diferente, apostando em menos bobinas, mas dispostas de forma mais compacta e confeccionadas de forma mais larga. Na prática, isso reduz a resistência elétrica e previne a temperatura de aumentar no circuito interno, permitindo que mais energia seja transferida.
Assim como na parte cabeada, o novo padrão de recarga sem fio da Infinix também conta com um carregador próprio, além de uma versão customizada que permite recargas na horizontal ou vertical, com uma ventoinha dedicada para dissipação de calor.
Vale citar que, embora bastante veloz, o padrão de recarga da Infinix está longe de ser o mais rápido. Outra fabricante chinesa, a Xiaomi, já atingiu capacidades de 300W e acima para conexões cabeadas, embora seus parâmetros sejam um pouco mais restritivos em relação aos de sua concorrente e conterrânea.
De qualquer forma, ter uma velocidade mais aprazível na recarga de sua bateria é algo que sempre será bem-vindo. Ainda não há informações de que essa tecnologia vá chegar a tablets, mas é provável que a Infinix licencie esse material para outras marcas.
Comentários