Crítica | 1º episódio da 3ª temporada de The Mandalorian é lento, mas traz a essência da série
A estrela de The Mandalorian, Grogu, está mais fofo que nuncaBy - Luiz Nogueira, 2 março 2023 às 14:06
Na última quarta-feira (1º), estreou no Disney+ o aguardado primeiro episódio da terceira temporada de The Mandalorian, série que se passa no universo de Star Wars – e, confesso, que saudade eu estava da nossa dupla de personagens.
Isso porque, após o fim da segunda temporada, muito se perguntou acerca de como as coisas ficariam, já que Grogu foi levado por Luke Skywalker para ser treinado. Neste capítulo, no entanto, apesar de ser uma continuação direta dos anteriores, não há explicação do que aconteceu – porém, há explicação está em um spin-off de The Mandalorian, O Livro de Boba Fett.
Início de uma nova fase
Considerado o episódio 17, O Apóstata continua a história de Din Djarin em busca de redenção. Aqui, ele é atormentado pelo fato de ter tirado seu capacete deliberadamente, o que é considerado uma afronta para o povo Mandaloriano.
Tanto é que, no começo do capítulo, vemos que essa promessa de nunca tirar seu capacete é algo ligado ao juramento feito para se tornar um Mandaloriano. Um garoto passa por esse momento justamente quando o local é atacado por um monstro.
Após salvar os presentes, Din confessa que planeja ir até seu planeta natal se banhar em uma das fontes presentes nas minas de Mandalore. Essa é a única forma dele se redimir de seus pecados.
Porém, muitos acreditavam que o local havia sido destruído há muito tempo por um evento chamado Purgo. Porém, Din parece convencido do contrário e planeja partir em busca de sua redenção.
Grogu, como sempre, rouba a cena – mesmo em momentos sérios. Ele sempre pode ser visto sendo curioso e tentando pegar alguma coisa. O que achei bem interessante aqui é que, mesmo em apenas um episódio do novo ano, ele continua muito expressivo e, aparentemente, mais ciente de seus poderes.
Preparativos para um difícil missão
Antes de partir para um planeta possivelmente destruído, Mando – outro apelido de nosso herói -, vai até Nevarro encontrar um antigo amigo, Greef Karga, que agora é Magistrado Karga. Ele questiona Din do por que ainda estar carregando Grogu, mesmo depois de cumprir sua missão.
Em uma fala enigmática, ele diz que cumpriu seu objetivo, mas que, mesmo assim, Grogu voltou para ele. Isso pode ser uma importante pista para esclarecer os eventos ocorridos entre o fim da segunda temporada e o início desta.
Além dessa citação, temos uma explicação para a ausência de Cara Dune, interpretada por Gina Carano, que foi demitida da série após publicar diversas ofensas em suas redes sociais. Karga diz que ela foi convocada para fazer parte das Forças Especiais depois de entregar Moff Gideon.
A questão é que Mando foi até o planeta para reviver IG-11, morto na segunda temporada, para que ele seja seu guia em Mandalore. No entanto, quando o robô é revivido, tenta matar Grogu.
O personagem então decide tentar reconstruí-lo para resgatar suas memórias e trazer seu amigo de volta, mas essa não será uma tarefa fácil, principalmente porque o módulo de memória usado pelo modelo é bastante escasso na galáxia.
Conclusão
Apesar de ter um começo mais lento, a terceira temporada de The Mandalorian tem potencial para ser uma das mais divertidas até então, principalmente porque a grande estrela, Grogu, está mais participativo e imprevisível que antes.
Em quase todas as cenas ele pode ser visto curioso com alguma coisa, tentando agarrar algum ser vivo ou usando suas habilidades para manipular itens. Essa vai ser uma temporada e tanto se a questão de Luke com Grogu for explorada melhor, bem como se soubermos mais sobre o passado e o mundo em que Mando se originou.
Vale lembrar que The Mandalorian recebe episódios inéditos todas as quartas-feiras, diretamente no Disney+.
Comentários