[MWC 2023] Companhia lança 1ª antena LiFi do mundo, que promete otimizar redes sem fio
Ao utilizar espectros de luz, tecnologia LiFi tem a premissa de oferecer conexões mais rápidas e seguras do que as de Wi-Fi e 5GBy - Igor Shimabukuro, 28 fevereiro 2023 às 18:00
Durante o Mobile World Congress (MWC) 2023, a pureLiFi inovou ao apresentar o primeiro módulo de LiFi do mundo. A tecnologia é vista como uma das grandes inovações para o mercado de comunicação sem fio e pode até mesmo substituir Wi-Fi e 5G em um futuro próximo.
LiFi? O que é isso?
Basicamente, o LiFi é uma tecnologia sem fio que utiliza luz para transmitir dados. Trazendo para o mundo prático, a inovação é parecida com o Wi-Fi ou 5G, mas aproveita dos espectros da luz ao invés das ondas de rádio utilizadas por essas outras tecnologias.
O único ponto é que o LiFi é tido como algo melhor que essas tecnologias sem fio mais populares. Isso porque ele não sofre com interferências e congestionamentos que prejudicam as conexões, o que resulta em conexões mais rápidas e que elevam 5G e Wi-Fi a outros patamares.
De quebra, a tecnologia ainda oferece segurança de nível militar, o que torna as transmissões de dados muito mais confiáveis e seguras — não à toa, ela vem sendo testada por diversas organizações de defesa e governamentais.
Primeiro módulo de LiFi do mundo é lançado
Isso posto, a pureLiFi lançou a Light Antenna ONE, que é o primeiro módulo a trazer a tecnologia. Menor que uma moeda de 10 centavos de dólar, a antena optoelétrica é projetada para integrar-se como uma antena de RF tradicional e promete habilitar comunicação sem fio de ponta a bilhões de dispositivos.
A boa notícia para os entusiastas é que a antena Light ONE será sinônimo de conectividade. Isso porque ela traz suporte para o futuro padrão IEEE 802.11bb, o que significa compatibilidade com equipamentos de rede e chipsets WiFi 802.11 presentes em diversos aparelhos.
E como consequência, a empresa prevê otimizações (de extensão, proteção e performance) de qualquer rede sem fio: seja para permitir um trabalho doméstico seguro, para melhorar os desempenhos de gamers ou mesmo para auxiliar a extensão do 5G por provedores de serviços.
A julgar que tecnologias como 5G são relativamente recentes, é de se imaginar que uma adesão mais ampla ao LiFi leve algum tempo. Mas uma coisa parece certa: essa inovação deve dar o que falar no futuro — seja no curto ou no longo prazo.
Comentários