O iPhone 15 deve, finalmente, adotar o padrão USB-C de conexão de cabos, finalmente deixando o conector Lightning de lado em favor de um padrão que sirva ao consumidor de forma mais aberta. Entretanto, a Apple ainda pode trazer uma “pegadinha” nessa parte.

De acordo com rumores identificados no Weibo – o “Twitter chinês” – a “Maçã” desenvolveu a sua própria versão do USB-C para o iPhone 15 a ser revelado ainda este ano. Nesta nova versão, a empresa implementou o uso de um microcircuito integrado que, tirando o “tecniquês” da conversa, efetivamente limita o volume de transmissão de dados entre o cabo e o dispositivo conectado a ele.

Imagem mostra um cabo USB-C na cor branca, um padrão que deve ser adotado no iPhone 15

Imagem: KpertC/Shutterstock

Esse tipo de interface já vinha sendo usada pela Apple quando ela introduziu o Lightning. Essencialmente, é uma forma do sistema operacional do dispositivo confirmar a “identidade” do cabo como um artigo original, por meio de uma certificação que nem todo cabo tem. Diante da percepção do cabo não ser original, a Apple pode “forçar” limitações ou mesmo não permitir a conexão.

Na prática: lembra daqueles alertas de “acessório não suportado” que você já deve ter visto em algum iPhone do passado? É disso que eles vêm. E como dissemos, a tecnologia que já vinha sendo usada desde 2012 pode ter sido aproveitada no novo formato.

Em outras palavras, pode ser que o iPhone 15 tenha como identificar, por exemplo, se o seu cabo de conexão vem de uma empresa não aprovada pela “Maçã” ou, pior, pirata.

E seria a primeira vez que a Apple faria isso, vale citar: o iPad de 10ª geração, o iPad Mini, iPad Air e iPad Pro contam com conexão USB-C, mas nenhum deles usa o circuito integrado mencionado aqui.

Além disso, o analista especializado em produtos Apple, Ming-Chi Kuo, já adiantou que o USB-C no iPhone 15 será limitado a velocidades do padrão 2.0, então também não teremos a maior velocidade do padrão no novo smartphone.

Como isso deve impactar na funcionalidade do novo smartphone? Não temos como especular neste momento. Entretanto, considerando o preço pouco convidativo do iPhone – e o valor alto de seus acessórios, o que inclui o cabo de alimentação – se esse rumor se confirmar, é possível que algumas pessoas fiquem descontentes.

A Apple, sendo a Apple, não comentou as informações divulgadas.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários