Sistema Valores a Receber: nova consulta de “valores esquecidos” em bancos começa nesta terça-feira (28)
Neste primeiro momento, o Sistema Valores a Receber vai informar se há alguma quantia a ser resgatada; em 7 de março, a solicitação de devolução poderá ser feitaBy - Luiz Nogueira, 28 fevereiro 2023 às 9:28
Lançado em fevereiro de 2022, o Sistema Valores a Receber, do Banco Central, permitia que os usuários pudessem conferir se tinham quantias esquecidas em contas antigas de banco, tarifas de operações bancárias cobradas indevidamente e contas encerradas mesmo com saldo disponível.
Com isso, era possível resgatar esses valores de forma simplificada a partir do sistema. No entanto, a iniciativa foi encerrada em maio de 2022. Na ocasião, o Banco Central prometeu algumas melhorias na ferramenta para facilitar ainda mais a consulta dos usuários.
Eis que, agora, a partir desta terça-feira (28), a plataforma Sistemas de Valores a Receber será reaberta e vai permitir a consulta desses valores esquecidos em bancos. Estima-se que, atualmente, estarão disponíveis R$ 6 bilhões para 2 milhões de CNPJs e 38 milhões de CPFs.
A consulta poderá ser realizada no Sistema Valores a Receber a partir das 10h desta terça (28). Vale citar que, neste primeiro momento, será possível apenas consultar se há quantias destinadas aos usuários.
De acordo com o Banco Central, em caso positivo, a partir de 7 de março, às 10h, basta retornar ao site da iniciativa, acessar o Sistema de Valores a Receber e prosseguir com a solicitação de devolução.
Via: CNN
Comentários