Uma falha de segurança foi relatada pelos Correios em relação ao seu app “Meu Correios”, urgindo que a estatal – via comunicado em site oficial – contatasse sua base de usuários e orientasse a troca imediata de senhas.

Segundo a empresa, “foram detectados a exposição e o eventual acesso indevidos ao número de celular vinculado ao CPF de alguns usuários do aplicativo Meu Correios”. A natureza da falha não foi divulgada, entretanto a empresa já disse que ela foi devidamente corrigida.

Correios - Sedex, aplicativo

Imagem: Correios

“Tão logo a situação foi identificada, foi realizada a comunicação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD e novas medidas de segurança foram adotadas para assegurar a privacidade dos dados pessoais no referido aplicativo.

De forma preventiva, os clientes que utilizam o aplicativo foram orientados a atualizarem as senhas de acesso.”

Ainda citando o comunicado, os Correios afirmam que as outras plataformas digitais da marca seguem operando normalmente, dando a entender que a falha pertencia apenas ao app oficial.

Como recomendação, é interessante que a sua nova senha tenha pelo menos 8 caracteres, misturando letras maiúsculas, minúsculas, números e grafismos especiais (asterisco, cifrão e afins). Se fizer isso por navegadores como Opera ou Firefox, eles próprios podem sugerir senhas até maiores e mais complexas, bem como salvar num banco próprio para que você não a perca.

Mais além, alguns softwares oferecem o resguardo de senhas por trás de uma senha-mestra. Diversos gerenciadores de códigos estão disponíveis em formato gratuito, como NordPass e Dashlane. Todos eles têm, no entanto, versões pagas que oferecem ainda mais recursos.

Seja lá qual for a sua escolha, em nome de todos os nossos bytes, não caia na auto sabotagem de usar senhas familiares a seus dados: essas são as primeiras a causarem dor de cabeça.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários