[Review] Galaxy S23 Ultra tira fotos profissionais e tem performance acima da média
O Galaxy S23 Ultra faz registros impressionantes com suas lentes e ainda traz um desempenho acima da média. Confira o que achamos!By - Alvaro Scola, 17 fevereiro 2023 às 17:09
O Galaxy S23 Ultra foi apresentado durante o evento Galaxy Unpacked como o celular topo de linha da série S23. Assim como nos anos anteriores, a versão Ultra se destaca por conta das suas lentes profissionais para tirar fotos, sendo que a promessa para este ano é tirar fotos ainda melhores à noite.
O blog KaBuM! recebeu uma unidade do Galaxy S23 Ultra para review e, após praticamente uma semana com o aparelho, conta o que achou do mesmo. Confira!
- Design e acabamento
- Tela e som
- S Pen
- Desempenho e autonomia
- Câmeras
- Sistema
- Preço e disponibilidade
- Conclusão
Design e acabamento
O Galaxy S23 Ultra não é um aparelho pequeno, afinal, a sua tela tem 6,8 polegadas. Já de volta ao assunto acabamento, o celular utiliza um material premium e na cor verde, a recebida pelo blog KaBuM! para review, o aparelho consegue ser discreto e elegante ao mesmo tempo.
Apesar de ser um celular um tanto quanto pesado com suas 234 gramas, a Samsung acertou em uma pequena mudança. Diferentemente de seu antecessor que tinha as laterais mais retas, o S23 Ultra conta com as laterais levemente arredondadas, o que facilita a sua pegada principalmente com apenas uma mão.
Na questão de proteções, o Galaxy S23 Ultra também não decepciona e vem com a certificação IP68, o que o torna resistente a poeira e a água. Enquanto isso, a sua tela é protegida contra trincos e arranhões com o Corning Gorilla Glass Victus 2.
Na parte traseira, a Samsung resolveu manter o mesmo visual e posicionamento para as lentes principais. Elas continuam um pouco saltadas em relação ao corpo do aparelho, mas isso não chega a ser um problema e nem deixa o celular balançando quando está em uma superfície reta.
Já na parte de baixo do aparelho, ao lado conexão USB-C, estão os alto-falantes e o compartimento para guardar a S Pen.
Tela e som
O Galaxy S23 Ultra vem com uma tela Dynamic Amoled 2X de 6,8 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz, suporte a HDR10+ e nível de brilho de até 1200 nits. Não somente isso, comparada às outras telas presentes da linha S23, esta é a única a ter resolução de 3088 x 1440 pixels.
A tela do S23 Ultra é sem dúvidas umas das melhores presentes no mercado, sendo que já por padrão as suas cores são bem vivas e a nitidez é alta. O seu alto nível de brilho também contribui para que não sejam sentidas dificuldades na hora de usar o celular em ambientes abertos ou mais iluminados.
Outro ponto em que a Samsung continua a acertar é no fato de possibilitar que a taxa de atualização variável seja utilizada. Na prática, isso significa que o celular interpretará o que está sendo exibido para definir a taxa de atualização ideal, o que pode ajudar a salvar um pouco da carga da bateria no fim do dia.
Em relação ao som, novamente, não tenho críticas. Os alto-falantes estéreo do Galaxy S23 Ultra entregam um bom volume e até mesmo graves podem ser escutados sem maiores problemas. Assim, consigo recomendá-los até mesmo para assistir alguma série ou filme em algum ambiente mais calmo.
S Pen
A S Pen faz parte do kit do Galaxy S23 Ultra e é um de seus destaques, principalmente para quem procura ter um pouco mais de produtividade ao usar o celular. Já ao tirar a S-Pen de seu compartimento, o celular mostra as principais atividades que podem ser realizadas.
Como é possível ver pela imagem acima, essas atividades envolvem desde fazer rascunhos escrevendo com a S Pen a fazer desenhos em realidade aumentada que podem, por exemplo, seguir os movimentos de seu rosto.
Em comparação com o que vimos na linha S22, não há muitas novidades introduzidas por aqui, mas a S Pen continua sendo um diferencial. Inclusive, vale lembrar que a S Pen pode ser utilizada para ajudar as pessoas na hora de tirar fotos.
Desempenho e autonomia
O Galaxy S23 Ultra traz uma configuração de ponta e, assim como seu antecessor, conta com um processador da Qualcomm, mesmo para o mercado brasileiro. Antes de entrar nos detalhes dos testes, veja suas principais configurações:
- Processador Snapdragon 8 Gen 2
- 12 GB de memória RAM
- GPU Adreno 740
- Bateria de 5.000 mAh
Com o melhor processador do momento e uma quantidade decente de memória, o Galaxy S23 Ultra consegue rodar qualquer aplicativo, desde os mais simples até os mais pesados, sem nenhum tipo de problema. Não apenas isso, até mesmo em multitarefas, o celular não apresentou qualquer dificuldade.
Já em jogos, mais uma vez, o Galaxy S23 Ultra não decepcionou em nenhum momento. Títulos mais leves, como o Wild Rift rodou bem com tudo no alto, apesar de não ter sido possível colocá-lo com 120 FPS.
Por sua vez, Genshin Impact, um título bem mais pesado, também rodou praticamente sem qualquer engasgo. Nesse caso específico, o celular até chegou a esquentar um pouco, mas nada fora do comum ou que chegasse a incomodar para segurá-lo.
Em relação a autonomia, o Galaxy S23 Ultra chegou a me surpreender, algo que pode ser resultado de uma maior eficiência energética por conta de seu processador. Mesmo utilizando o celular com uma boa frequência, tendo começado o dia com uma carga de 100%, eu finalizei a maioria dos dias com a carga em praticamente entre 23 e 25%. Já o tempo para uma recarga completa foi de pouco mais de uma hora, sendo que 30 minutos são suficientes para carregar 50%.
Câmeras
O Galaxy S23 Ultra conta com um sistema de câmeras quádruplo, sendo que estas são suas lentes principais:
- Lente principal de 200 MP com abertura f/1.7;
- Lente telefoto periscópica de 10 MP com abertura f/4.9 e zoom óptico de 10x;
- Lente telefoto de 10 MP com abertura f/2.4 e zoom óptico de 3x;
- Lente ultrawide de 12 MP com abertura f/2.2.
De forma geral, todas as fotos capturadas com o Galaxy S23 Ultra através de sua lente principal apresentam uma grande qualidade. Inclusive, algo que notei é que as cores não estão saindo tão saturadas, mas mais perto do que realmente estamos vendo ou capturando.
Outro ponto a ser elogiado nas fotos, e que pode ser percebido em algumas das fotos capturadas acima, é que mesmo em ambientes pouco iluminados, a qualidade das fotos ainda é excelente e praticamente ruídos não são vistos.
Mais um ponto que chama a atenção no Galaxy S23 Ultra, é claro, fica no seu zoom de até 100 vezes. No caso abaixo, tirei uma foto de meu cachorro a uma boa distância em uma praça e, apesar do alto ruído, o resultado é impressionante. Em outros níveis, principalmente até 50 vezes, a qualidade fica melhor. Aqui, o mais difícil acaba sendo manter a estabilidade no que queremos focar de muito longe.
O Galaxy S23 Ultra, infelizmente, não vem com uma lente macro, entretanto, o zoom óptico de até 10X que pode ser obtido com a lente telefoto ajuda bastante na hora de focar os pequenos detalhes. O resultado, como é possível conferir abaixo, é praticamente perfeito e sem ruídos que comprometem as imagens.
Já para o modo noturno, o Galaxy S23 Ultra se destaca novamente, mas admito que esperava um pouco mais em certas situações. Em primeiro lugar, como na foto dessa flor, em que pode se ver claramente a diferença entre o antes e depois, o celular alcançou um resultado ótimo, mas que também fez a foto parecer que foi tirada durante o dia.
Por sua vez, com pessoas e com outros detalhes, como nas fotos abaixo, os ruídos ficam evidentes se o ambiente ainda estiver muito escuro. Entretanto, cenários como o da vizinhança vista acima ainda ficam incríveis e bem fiéis ao que realmente estamos vendo. A parte mais interessante é que, em todos os casos, as cores foram corretamente ressaltadas com o modo nightography.
A lente para selfies, de 12 MP com abertura f/2.2, entrega boas fotos e com um alto nível de detalhes. Diferentemente da lente principal, a lente para selfies entrega cores mais saturadas e vivas, algo que pessoalmente me agrada principalmente para selfies.
Os vídeos gravados com o celular podem ter até a resolução 8K e 30 FPS. Em meus testes, independentemente da resolução escolhida, as gravações saíram bem fluídas, algo que nem sempre ocorreu com modelos anteriores. Já quem for abdicar um pouco de resolução ainda pode ativar recursos interessantes como a estabilização óptica, que também funciona muito bem.
Sistema do Galaxy S23 Ultra
O Galaxy S23 Ultra vem com o Android 13 e a interface One UI. De forma geral, pouca coisa acabou mudando em relação aos anos anteriores, sendo que a interface One UI me agrada por usar ícones claros e não ser tão poluída, lembrando até mesmo algumas versões do Android mais puras.
Uma crítica ainda continua pelo número de aplicativos pré-instalados, que não são apenas da Samsung. Por exemplo, apps de redes sociais, da Microsoft e de serviços de streaming estão presentes. Do lado positivo, a maioria desses apps podem ser removidos de forma segura e simples.
Além do suporte a S Pen, que comentamos anteriormente nesta análise, o modo DeX continua sendo um dos grandes destaques. Com o mesmo, ao conectar o celular a uma TV ou monitor, com ou sem fio, é possível usar o celular como se estivesse em um PC.
Em relação a atualizações, o Galaxy S23 deve receber atualizações do sistema até 2026. Já as atualizações de segurança vão até 2028, um período que pode ser considerado bem generoso.
Preço e disponibilidade
O Galaxy S23 Ultra foi lançado durante o mês de fevereiro com preço sugerido a partir de R$ 9.499, que varia de acordo com a combinação escolhida.
Conclusão
O Galaxy S23 Ultra é um celular incrível, que pode não ter apresentado tantas mudanças em relação ao seu antecessor, mas que continua acertando onde já acertava ao mesmo tempo que traz pequenas melhorias. A sua tela é uma das melhores que já vimos, mas o seu poder de desempenho realmente salta os olhos.
Por sua vez, como não poderia ser diferente, o que mais impressiona mesmo é a qualidade das fotos obtidas com o aparelho. Independentemente do ambiente estar bem ou mal iluminado, a qualidade das fotos quase sempre sai incrível.
O seu preço, é verdade, pode até ser considerado um pouco salgado, mas o Galaxy S23 Ultra realmente quase não tem contras e é realmente indicado para os mais apaixonados por fotografias.
Comentários