A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft ainda está longe de acabar. Mas um novo capítulo desta novela está marcado para a próxima terça-feira (21), dia em que a big tech terá uma nova chance de convencer a Comissão Europeia de que seu negócio de quase US$ 70 bilhões merece ser aprovado.

Até o momento, a situação não é positiva para a Microsoft. Na semana passada, a big tech recebeu um relatório preliminar negativo da Autoridade de Concorrências e Mercado (CMA) do Reino Unido e viu a Comissão Europeia emitir um “alerta antitruste” contra a negociação.

Infelizmente, as objeções da UE não foram publicamente divulgadas. Mas é dito que o órgão regulador do bloco expressou preocupações sobre como a aquisição poderia reduzir a capacidade do PlayStation de competir, já que Call of Duty, visto como “insubstituível” pela Sony, se tornaria propriedade da dona do Xbox.

Com isso, a Microsoft terá de se preparar para convencer os participantes da audiência oral (e não pública) marcada para o dia 21 de fevereiro. Segundo a FOSS Patents, é muito provável que ocorra um confronto jurídico acirrado entre as donas do Xbox e PlayStation.

Mas ao que parece, as expectativas da Microsoft são otimistas.

“Estamos ouvindo atentamente as preocupações da Comissão Europeia e estamos confiantes de que podemos abordá-las”, disse um porta-voz da big tech.

Pedras no caminho da Microsoft

O único problema é que a UE não será o único empecilho nesta via de negociação. Isso porque a aquisição é vista como algo que pode alterar fortemente a indústria dos videogames. E para uma aprovação, outros órgãos reguladores (de outras regiões) também precisam dar o aval.

Ou seja, apesar de uma hipotética vitória nos tribunais da UE, a Microsoft teria de passar pelo crivo da CMA britânica — que solicitou mais respostas preliminares até 22 de fevereiro — e da Comissão Federal de Comércio dos EUA, que levantou processo judicial contra a big tech.

Muita coisa promete rolar nos próximos dias, mas uma coisa é certa: EUA, Reino Unido e Europa são três dos principais mercados de jogos do mundo. Logo, se a dona do Xbox sofrer revés em algumas dessas regiões, concluir a aquisição da Activision Blizzard será quase impossível.

Via: Videogames Chronicle

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários