Youtuber cria teclado mecânico gigante (e funcional) de 1,80 m
Projeto foi iniciado após Glarses ter falhado na aquisição do teclado tamanho família da Razer apresentado na CES 2018By - Igor Shimabukuro, 9 fevereiro 2023 às 13:24
Há quem diga que tamanho não é documento. Mas o fator “grandeza” talvez tenha se tornado a principal marca do youtuber e colecionador Glarses. Não por conta de sua altura, mas sim, pela sua mais nova criação: um teclado mecânico gigante (e funcional) de quase dois metros.
Para um pouco mais de contexto, Glarses é um grande entusiastas de teclados e, na última década, tem colecionado qualquer modelo disponível no mercado. O único problema é que, apesar da ampla variedade em seu acervo, um dos itens restantes correspondia a um periférico gigante demonstrado pela Razer na CES 2018.
Em busca de completar sua coleção, o youtuber então iniciou conversas com a fabricante para adquirir o keyboard. O “não” ouvido como resposta seria um desfecho triste para a missão de Glarses. Mas felizmente, teve um efeito contrário e motivou o criador de conteúdo a criar o seu próprio teclado mecânico gigante.
Mas com um diferencial: melhor e maior do que o apresentado pela Razer há cinco anos.
O teclado de 1,80 m
Para atingir tal meta, Glarses optou por um layout completo (incluindo o teclado numérico) de 110 teclas ao invés do periférico de 87 teclas da Razer. E seguindo os passos da fabricante, ele utilizou teclas MX da Novelkeys em escala 64x para a criação mirabolante.
Aos que não têm muito senso de dimensão, saiba que a barra de espaço utilizada é maior do que muitos teclados compactos disponíveis no mercado.
E se grandes poderes exigem grandes responsabilidades, teclas tamanho família demandavam um chassi robusto. Por falar nisso, foi utilizada uma enorme caixa de alumínio usinado, de um metro e oitenta centímetros, dividida em três partes.
Muitos ajustes tiveram de ser feitos — a maior parte deles de forma manual —, já que muitas das peças foram encomendadas sem um teste de impressão. Mas após um pouco de perrengue, Glarses conseguiu soldar as teclas à placa PCB (também gigante) e configurar o teclado gigante e totalmente funcional.
Aos curiosos, saibam que o projeto de Glarses custou cerca de £ 12.000 (R$ 76 mil em conversão direta) ao todo. Caro? Caro. Mas que condiz ao tamanho do teclado ou ao feito de adicionar um keyboard gigante próprio à coleção.
Via: PC Gamer
Comentários