Galaxy S23 traz processador Snapdragon ‘personalizado’ com overclock de até 3,36 GHz
Snapdragon 8 Gen 2 “for Galaxy” é uma versão otimizada do processador que promete maior performance e eficiência energética ao Galaxy S23By - Cesar Schaeffer, 1 fevereiro 2023 às 15:00
Nesta quarta-feira (1), a Samsung anunciou a série Galaxy S23. Entre as novidades da nova linha de smartphones premium da marca sul-coreana, uma das principais mudanças está no processador que turbina os aparelhos. Um chipset top de linha já era esperado, mas o que apareceu foi um SoC “personalizado” e exclusivo, confirmando rumores recentes.
Em parceria com a Qualcomm, os novos dispositivos da série Galaxy S23 são alimentados pela plataforma móvel “Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy”. Sim, o mesmo processador de última geração apresentado em novembro do ano passado pela fabricante norte-americana, mas especialmente desenhado para a Samsung, o que promete uma “performance acelerada” aos smartphones.
Para entender um pouco melhor o que significa essa promessa de “processador mais veloz da atualidade”, o blog KaBuM! conversou com exclusividade com Helio Akira Oyama, diretor de Product Management da Qualcomm.
Segundo ele, o processador utilizado nos novos telefones da Samsung é o mesmo anunciado no ano passado, porém com algumas modificações em sua arquitetura. O Snapdragon 8 Gen 2 é um chipset de oito núcleos: 4 de performance, 3 de eficiência e um core “Prime” – e é aí que está a diferença do chipset do Galaxy S23.
Na versão utilizada nos smartphones da Samsung, foi feito um overclock neste núcleo “Prime”, tornando assim o processador mais rápido e mais eficiente. Oyama explica que enquanto o Snapdragon 8 Gen 2 “tradicional” tem velocidade de até 3,2 GHz, na versão “for Galaxy”, essas velocidades de clock chegam até 3,36 GHz para CPU. O executivo também mencionou uma melhora na GPU – no processamento gráfico -, que também teria melhor desempenho e eficiência energética, mas não pôde compartilhar mais detalhes.
Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy
A linha Galaxy S23 usa o chipset SM8550-AC. O “SM8550” representa o Snapdragon 8 Gen 2, mas o “AC” significa que é diferente do SM8550-AB que está nos outros smartphones top de linha já lançados com o novo chipset da Qualcomm.
“Nossa nova série Galaxy S23, alimentada pelo Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, estabelece um novo padrão para experiências móveis premium e mal podemos esperar para que os consumidores coloquem as mãos nele”, completou TM Roh, chefe de mobile na Samsung.
Comentários