O Ministério da Economia Digital e Social (DES) da Tailândia identificou 203 “apps ladrões” distribuídos entre o Android e o iOS – todos com potencial de roubar não apenas as suas informações pessoais, mas também o seu dinheiro. O levantamento foi inicialmente relatado pelo Laptop Mag.

Vários dos programas listados têm conexão direta com a sociedade tailandesa, então não afetam diretamente o Brasil e outros países do mundo, mas muitos dos apps ladrões têm projeção internacional, como softwares que prometem melhoramento de câmera, leitores e editores de arquivos “.pdf” e conversores ou baixadores de vídeos. Estes podem preocupar usuários de qualquer parte do mundo. A lista completa está na página do ministério no Facebook:

De acordo com a postagem – traduzida por meio da ferramenta de IA do próprio Facebook – o ministro Chaiwut Thanakmanuson chamou a situação de “pandemia de malwares perigosos” que afetam ambos os sistemas operacionais.

Ninguém especificou exatamente quais são os malwares presentes nos apps ladrões, mas suas capacidades incluem monitoramento e captura de imagens em segundo plano (quando alguém “tira print” da sua tela sem você saber), keylogging (quando os toques no teclado geram relatórios para um invasor) e adwares (quando seu smartphone é bombardeado por anúncios que rendem dinheiro ao seu operador).

Segundo a postagem, o ministério lançou uma investigação de larga escala e está em conversas com o Google e com a Apple para as devidas medidas de proteção e exclusão dos apps em questão.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários