Ubisoft cancela ‘Project Q’ em meio a cortes e possibilidade de greve
Problemas graves da publisher a levaram a cortes orçamentários e fechamento de vagas abertas: Skull and Bones também foi adiadoBy - Rafael Arbulu, 20 janeiro 2023 às 12:31
Os problemas da publisher francesa Ubisoft continuam, com a empresa confirmando ao Videogames Chronicle que cancelou Project Q, seu “jogo de combate de equipes em arena”, após uma investigação do site Insider Gaming levantar a possibilidade com uma fonte interna.
Project Q foi originalmente revelado pela Ubisoft há pouco menos de um ano, em abril de 2022, com um tuíte da francesa dizendo que o jogo permitiria que “usuários fossem realmente os donos da experiência” de um jogo multiplayer, ressaltando que o título estava em fases primárias de desenvolvimento e divulgando um link de registro para participação de uma eventual fase de testes. O link em questão agora leva a uma página quebrada (erro 404).
O cancelamento de Project Q é apenas mais um por parte da Ubisoft no espaço de uma semana e meia: no último dia 11, um relatório financeiro da empresa, divulgado a seus investidores, revelou que o jogo Skull and Bones havia sido adiado para algum momento até 2024. Foi o quinto adiamento sofrido pelo título.
Nos dias seguintes, o que se viu foi o mesmo relatório expor outros problemas à Ubisoft: o mau desempenho de Mario + Rabbids: Sparks of Hope, o cancelamento de outros três títulos não anunciados e a confirmação de que o CEO da empresa, Yves Guillemot, havia informado via e-mail a funcionários que cortes orçamentários viriam a todos os departamentos e que vagas em aberto seriam canceladas a fim de economizar custos.
Na prática: as equipes teriam que trabalhar mais, só que com times defasados e carentes de pessoal.
Isso tudo acabou gerando uma queda histórica no valor das ações da Ubisoft, e uma boa parcela dos funcionários, após o e-mail, ameaçou se organizar em greve.
E agora, a “morte” de Project Q: “nós podemos confirmar que não vamos mais oferecer suporte ao desenvolvimento de Project Q a fim de nos concentrarmos em projetos mais prioritários, para os quais a equipe está sendo realocada”, disse um porta-voz da empresa ao VGC.
Ainda não está claro se Project Q era um dos “três cancelados” das últimas semanas, mas é possível especular que não, haja vista que, na ocasião, o relatório financeiro falava especificamente sobre “três títulos não anunciados”, e nós já sabíamos da existência deste jogo.
No presente momento, no entanto, as coisas não vão bem para a “Ubi”: a empresa se diz confiante de que irá se recuperar desse revés, prometendo se concentrar mais em uniformizar suas franquias mais essenciais – Assassin’s Creed Mirage, por exemplo, vai abandonar o foco em RPG e retornar a franquia às suas origens de ação furtiva com mais ênfase no combate. A novidade agradou os fãs da marca.
Comentários