Vídeo promovido por Musk sobre Autopilot foi encenado, diz diretor de software da Tesla
Ashok Elluswamy confirmou e detalhou como o vídeo foi produzido em um testemunho tomado como prova para uma ação judicial movida contra a empresa após o acidente fatal do engenheiro da AppleBy - Liliane Nakagawa, 19 janeiro 2023 às 18:15
O vídeo de demonstração do Autopilot da Tesla, mostrando o sistema parando em um semáforo com luzes vermelhas e acelerando ao identificar a luz verde, foi encenado, de acordo com o diretor do software do Autopilot, Ashok Elluswamy. O testemunho de julho foi tomado como prova em uma ação judicial contra a fabricante de automóveis após o acidente fatal do engenheiro da Apple Walter Huang em 2018. Esta é a primeira vez que um funcionário da Tesla confirma e detalha como o vídeo foi produzido.
Here is the scene on Highway 101S in #MountainView where a #Tesla caught on fire pic.twitter.com/ksnidlFgsw
— Dean?Smith (@DeanCSmith) March 23, 2018
A demo publicada em outubro de 2016 e amplamente vista, ainda está disponível no site da Tesla. O vídeo traz o slogan: “A pessoa no assento do motorista só está lá por razões legais. Ela não está fazendo nada. O carro está dirigindo sozinho” no início, então um Tesla Model X sai da garagem e um motorista entra no veículo quando ‘Paint it Black’, da banda Rolling Stones, começa a tocar. O motorista, que tem as mãos próximas ao volante, mas que não o toca, está a caminho de uma instalação da Tesla, cujo trajeto há semáforos que o Autopilot consegue identificar precisamente, parando para a luz vermelha. Ao chegar ao destino, o motorista sai no veículo e deixa o automóvel estacionar sozinho, sem que atropele um pedestre no processo.
Este mesmo vídeo também foi divulgado pelo CEO da empresa, Elon Musk, no Twitter. “O Tesla dirige por si mesmo (sem nenhuma contribuição humana) atravessando vias urbanas, rodovia e ruas, depois encontra um lugar para estacionar”, escreveu. “8 câmeras, 12 ultrassônicos e radar, tudo embutido na cor do corpo”. A beleza permanece”, acrescentou.
Tesla drives itself (no human input at all) thru urban streets to highway to streets, then finds a parking spot https://t.co/V2T7KGMPBo
— Elon Musk (@elonmusk) October 20, 2016
Posteriormente, a Tesla removeu tanto o radar quanto os sensores ultrassônicos dos seus modelos; presume-se que para cortar custos para a montadora de automóveis. A perda dos sensores e o grande número de reclamações sobre frenagem fantasma atraíram a atenção da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que abriu uma investigação – mais uma de várias do órgão sobre as diversas assistências de condutores da Tesla e sua propensão para colisão.
Tesla culpa Huang pelo acidente fatal; intenções do vídeo era de mostrar “o que era possível incorporar ao sistema”
De acordo com Elluswamy, o Model X mostrado no vídeo foi pré-programado para dirigir de Menlo Park a Palo Alto. “A intenção do vídeo não era retratar com precisão o que estava disponível para os clientes em 2016. Era retratar o que era possível incorporar ao sistema”, disse em seu testemunho, segundo a Reuters. Foram usados mapas 3D para pré-programar a rota, incluindo onde parar, e durante a demonstração de auto estacionamento um Tesla bateu em uma cerca, disse Elluswamy, que ocupava a função de engenheiro de software sênior em 2019 antes de ser promovido para dirigir todo o desenvolvimento do software Autopilot em 2019.
O acidente que levou à morte de Walter Huang ocorreu na Rodovia 101 em Mountain View, Califórnia, em março de 2018. Enquanto operava sob o Autopilot, o veículo Model X do engenheiro desviou-se para um atenuador de acidentes da rodovia a mais de 70 mph (mais de 112 km/h, em conversão direta). Em defesa, a Tesla culpou Huang pelo acidente, alegando que ele não estava prestando atenção. No entanto, a National Transportation Safety Board (NTSB) disse que Huang reclamou repetidamente com amigos e familiares sobre a capacidade de seu carro para desviar naquela barreira específica do acidente no passado.
Em 2020, a NTSB apontou a Tesla, a CalTrans e a NTSB como todos igualmente culpados pela morte de Huang.
Com informações Ars Technica e Reuters
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