O FBI começou a alertar pessoas que usam a internet sobre uma nova ameaça em que criminosos induzem usuários das redes a baixar um malware acidentalmente. Para tentar se proteger, a melhor forma é usar softwares que bloqueiam anúncios – os famosos adblocks.

A tática adotada, ao que parece, é que anúncios mal-intencionados são publicados em sites comuns, oriundos da compra de espaço publicitário em mecanismos de busca, e induzem os usuários ao download de softwares que podem causar problemas.

A grande questão é que os links levam para sites que parecem “idênticos à página oficial de empresas”, disse o FBI. Além disso, esses anúncios geralmente aparecem no topo da página do Google, logo acima dos resultados de pesquisa, o que dá um ar de legitimidade.

Na maioria dos casos, como apontado, eles aparecem quando alguém pesquisa pelo download de um software ou app.

Para piorar a situação, foi observado que a tática está sendo usada para se passar por sites envolvendo finanças e criptomoedas, como plataformas de trocas desses ativos. O que acaba acontecendo é que isso dá aos cibercriminosos acesso a informações pessoais e, no pior dos casos, aos fundos.

FBI explica como se proteger

FBI alerta para novo golpe online

Imagem: Shutterstock

Uma das dicas que o FBI dá é o uso de extensões para bloquear anúncios ao pesquisar coisas online, o que, em teoria, iria impedir que esses anúncios falsos aparecessem. As táticas de segurança também incluem verificar se há erros ortográficos ou de digitação no URL, além de acessar diretamente os sites em vez de usar um resultado do mecanismo de pesquisa.

O FBI também pediu às empresas que eduquem seus usuários sobre como evitar sites falsos e indiquem onde encontrar downloads legítimos de software para que estejam sempre protegidos dessas ameaças.

Via: PC Gamer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários