Nvidia pode ter drivers otimizados com Inteligência Artificial
Com ganhos de performance de até 30%, rumor aponta que drivers otimizados da Nvidia com Inteligência Artificial podem surgir até o mês de março deste anoBy - Alvaro Scola, 10 janeiro 2023 às 11:02
A Nvidia atualiza os drivers de forma constante para garantir a compatibilidade de PCs com suas novas placas e, claro, para melhorar a performance de jogos. Já as próximas versões de drivers da empresa podem apresentar um ganho ainda maior de performance com uma mudança que promete ser grande.
De acordo com CapFrameX, os próximos drivers da Nvidia podem contar com otimizações feitas via Inteligência Artificial. Enquanto a performance pode melhorar em até 30% com estas otimizações, é estimado que a melhora no geral seja de 10%.
[Rumor] Nvidia is working on AI optimized drivers. Release maybe this year (Q1).
▶️ Up to 30% more performance
▶️ Average improvement ~10%
▶️ No info about specific genTake this with a grain of salt. If true Nvidia drivers will be real "fine wine". pic.twitter.com/QGTUL9iK7N
— CapFrameX (@CapFrameX) January 8, 2023
A informação ainda deve ser tratada apenas como rumor e não se sabe qual seria a exigência para a mesma funcionar. Na prática, isso significa que a otimização via Inteligência Artificial pode ficar restrita a série da placa de vídeo, assim como o DLSS 2 funciona a partir da série RTX 20 e o DLSS 3 a partir da série RTX 40.
Caso as informações se confirmem, a expectativa é de que os drivers da Nvidia com otimizações via Inteligência Artificial sejam lançados até o mês de março de 2023.
AMD trabalha em recurso similar ao da Nvidia
A AMD, uma das grandes rivais no segmento de placas de vídeo, também trabalha em uma solução para melhorar a performance com Inteligência Artificial. A tecnologia em questão é a HYPR-RX, que deve vir acompanhada dos recursos Radeon Super Resolution e outras otimizações para que jogadores tenham menos latência.
Diferentemente das informações e rumores da Nvidia, ainda não existe uma previsão de quando tais recursos da AMD podem ser liberados.
Via: Videocardz
Comentários