Até o primeiro semestre do ano passado, era natural procurar por um PlayStation 5 em alguma varejista ou e-commerce e deparar-se com estoques esgotados. Mas a boa notícia é que a escassez de PS5 nas prateleiras aparentemente ficou no passado e a situação deve ser diferente daqui pra frente.

Pelo menos foi o que afirmou Jim Ryan, chefe do PlayStation, durante a apresentação da Sony na CES 2023. Na ocasião, o executivo agradeceu a paciência da comunidade e cravou que os estoques esgotados do console no mercado não serão mais uma realidade.

“Todo mundo que quer um PS5 deve ter muito mais facilidade de encontrá-lo em varejistas em todo o mundo, a partir de agora”, disse.

A notícia é ótima, mas o processo foi longo (e doloroso). O console next-gen da Sony foi lançado em novembro de 2020, em plena pandemia de Covid-19. É certo que, neste período, o interesse pelo mercado de videogames cresceu muito, mas ao mesmo tempo, diversas dificuldades surgiram pelo caminho.

Por conta da pandemia, milhares de fábricas tiveram de ser paralisadas e o mundo sofreu com a escassez de chips — que impactou (e ainda impacta) os mais diversos setores. Para piorar a situação, a quarentena despertou um grande interesse pela aquisição de consoles, o que ocasionou mais procura do que oferta.

Como resultado, varejistas recebiam poucas unidades do PS5 e os estoques esgotavam-se em questões de horas (ou até minutos). A Sony até reforçou a produção de PS4 para minimizar esse gap, mas foi somente a partir de agosto de 2022 que a situação começou a melhorar.

PS5 atinge a marca de 30 milhões de unidades vendidas

E melhorou, ô se melhorou. A busca foi tamanha, que a Sony afirmou já ter vendido 30 milhões de unidades do console até o momento. Para efeitos comparativos, o número representa cerca de cinco milhões a mais do que as 25 milhões de unidades vendidas até outubro, quando a companhia divulgou o último balanço (até então).

Logo, a expectativa é de que as vendas sejam ainda mais alanvacadas, agora que os estoques encontram-se normalizados.

Talvez, no entanto, não seja o suficiente para que a Sony comercialize outros sete milhões de consoles até março para cumprir com os objetivos traçados para o ano fiscal de 2023 — é verdade. Mas — pode apostar —, com uma curva crescente bastante interessante para estender a longevidade do videogame e manter o hype com a chegada iminente de novos títulos para a plataforma neste ano.

Via: The Verge e IGN

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