John Carmack, de Doom e Quake, deixa Meta e critica empresa de Mark Zuckerberg
Lenda dos videogames e um dos responsáveis por jogos como Doom e Quake, John Carmack renuncia cargo no Meta e com fortes críticas à eficiência da companhia de Mark ZuckerbergBy - Jessica Pinheiro, 19 dezembro 2022 às 17:52
O programador e desenvolvedor John Carmack anunciou sua saída do Meta na última sexta-feira (16). Ele atuou como diretor-técnico (CTO) quando entrou para a empresa de Mark Zuckerberg em 2013, e em 2019, assumiu o cargo de consultor da divisão de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).
De acordo com o site Business Insider, a renúncia de Carmack foi anunciada por meio de um comunicado interno para os funcionários da big tech. O memorando do programador e desenvolvedor contém críticas à eficiência da divisão de VR/AR.
“Este é o fim da minha década em realidade virtual. Tenho sentimentos mistos [a respeito disso]”, inicia Carmack no comunicado. Em seguida, ele afirma que o Meta Quest 2 está bastante próximo do que ele idealizou, porém, a eficiência da companhia é um problema.
Carmack se sente “ofendido”, e argumenta que a empresa de Zuckerberg possui recursos e grandes equipes, e ainda assim, a big tech constantemente se autossabota, desperdiçando assim os esforços de seu trabalho.
“Tem sido uma luta para mim. Eu tenho uma voz influente aqui, então eu deveria ser capaz de promover mudanças, mas evidentemente não sou persuasivo o suficiente”, continua Carmack no comunicado.
Mesmo expressando suas frustrações com o Meta e com a direção que a empresa está tomando, Carmack conclui o comunicado com afirmações positivas sobre o futuro do mercado de realidade virtual, e pretende focar em sua startup, a Keen Technologies.
“A VR pode fazer a diferença para muitas pessoas no mundo, e nenhuma empresa está melhor posicionada para fazer isso do que a Meta. […] Tome decisões melhores e ‘se importe’ com seus produtores”, finaliza Carmack.
Mais sobre John Carmack
Como citado anteriormente, Carmack é um programador e desenvolvedor. Além de ter sido cofundador da desenvolvedora id Software, responsável por clássicos dos videogames como Doom, Quake e Wolfenstein 3D; ele é também um dos principais defensores do segmento VR.
Comentários