PlayStation 5 com leitor removível de discos já estaria com produtoras
Nova versão do console da Sony já era alvo de rumores em setembro, mas Sony nunca comentou a sua existência oficialmenteBy - Rafael Arbulu, 13 dezembro 2022 às 11:32
Um novo rumor afirma que as publishers e estúdios de desenvolvimento de jogos já têm em mãos o PlayStation 5 com disco removível, uma suposta nova versão do console da Sony que nós já mencionamos aqui no site em setembro.
A novidade ainda não conta com nenhum tipo de comentário oficial, mas de acordo com o especialista Tom Henderson, jornalista do Insider-Gaming (via Eurogamer), a nova versão do PlayStation 5 já vem sendo trabalhada pelas empresas do setor a fim de que elas aprendam a desenvolver conteúdo para ela a partir de 2023, quando ela deve sair.
Uma versão com leitor removível do PlayStation 5 permitiria à Sony, teoricamente, fabricar apenas uma versão do console, e oferecer o reprodutor de mídia física como um acessório a ser vendido separadamente – não muito diferente do que ela já faz com um controle extra, um headset VR ou uma câmera.
Segundo os boatos originais, a versão será lançada pela Sony sob o codinome “Chassis D” (para diferenciá-la dos atuais A, B e C nas lojas do mundo) e deve chegar no segundo semestre de 2023 – estimativas apontam para um lançamento em setembro do ano que vem.
Atualmente, o PlayStation 5 é comercializado em duas versões: a All Digital não conta com nenhum leitor de discos e trabalha somente com jogos adquiridos digitalmente (via PlayStation Network). Já a versão Standard é o que se espera de um console comum, com suporte à mídia física graças ao leitor de discos integrado. Devido à diferença entre as versões, evidentemente existe também disparidade nos preços – a versão com o leitor é mais cara.
Desta forma, um PlayStation 5 com leitor de disco removível seria uma espécie de versão híbrida entre as duas predecessoras. Não há, no entanto, informação de que a nova versão, se adquirida sem o leitor, seria um equivalente à edição All Digital ou se haveria alguma outra diferença (ou outro preço). Especula-se apenas a presença de uma conexão USB-C para conectar o leitor removível ao console, então este caráter externo pode alterar o visual do aparelho.
No que tange ao hardware, todas as fontes afirmam que a suposta nova versão deve ser igual às atuais, que estão aos poucos deixando o mercado: o Insider Gaming falou, originalmente, que para o ano fiscal de 2023, a Sony deve fabricar cerca de 13 milhões de unidades da nova versão, enquanto as atuais terão produção reduzida, chegando a no máximo 12 milhões de unidades.
Como já se é de esperar, a Sony não teceu qualquer comentário sobre as informações divulgadas.
via Eurogamer
Comentários