Explorador de Arquivos quase ganhou abas no Windows 95
Recurso do Explorador de arquivos, previsto para chegar com atualização 22H2 do Windows 11, começou a ser imaginado ainda na década de 90By - Alvaro Scola, 6 dezembro 2022 às 10:35
O Explorador de Arquivos está presente no Windows desde as suas primeiras versões, mas somente agora está ganhando o suporte a abas, algo muito requisitado pelos usuários. Já a parte curiosa da história é que descobriram que o almejado recurso poderia ter surgido ainda na década de 90.
De acordo com um vídeo publicado no YouTube por um canal especializado na história do sistema da Microsoft, as abas no Explorador de Arquivos chegaram a ser desenvolvidas e testadas no Windows 95. Na época, entretanto, a ferramenta para navegar por pastas e arquivos se chamava “Windows Explorer”.
O recurso, é claro, seria mais simples do que está previsto para chegar ao Windows 11 ainda com a atualização 22H2, mas a sua ideia também era facilitar a navegação entre diferentes diretórios. Inclusive, algo interessante a ser notado é que na época outros aplicativos praticamente não faziam uso de abas.
Por sua vez, a primeira vez que a Microsoft chegou a implementar abas em algum aplicativo no seu sistema foi com o Internet Explorer 7 no Windows XP.
Explorador de Arquivos quase ganhou abas em outra oportunidade
Um pouco mais recentemente, em 2017, a Microsoft chegou a testar um recurso chamado Sets através do Powertoys. A ideia por trás do mesmo era levar as abas ao Explorador de Arquivos e até mesmo a outras partes do Windows.
Entretanto, sem explicar os motivos, a Microsoft descontinuou o desenvolvimento do recurso em 2019 sem nunca o ter disponibilizado para usuários comuns testarem.
Via: Neowin
Comentários
Douglas Charles Cunha
Duvido muito dessa informação. A Microsoft jamais teria essa ideia por ser muito moderna. Sempre foi atrasada e insistente em coisas antigas e defasadas. Demorou mais de uma década posta colocar aba no Internet Explorer. Vejam a barra de tarefas do sistema, é uma porcaria, não chega nem aos pés da dock do sistema dos Macs.