Decepção? The Callisto Protocol para PC vira alvo de críticas por má otimização
Desenvolvido pela Striking Distance Studios, The Callisto Protocol foi lançado nesta sexta (2) e já acumula uma enxurrada de feedbacks negativosBy - Igor Shimabukuro, 2 dezembro 2022 às 11:55
Anunciado no TGA 2020, The Callisto Protocol era um dos grandes jogos esperados para 2022 — seja por sua trama, mecânicas ou ambientação. Mas com o lançamento ocorrido nesta sexta-feira (2), surgiram as primeiras análises da versão de PC. E, bem, elas não são nada positivas.
Qual foi, Striking Distance?
Assim como Rock, Paper, Shotgun e DSO Gaming, o portal gringo Wccftech foi um dos sites que testou o game no desktop e não gostou nada do que viu. As críticas não são relacionadas ao enredo do título, mas sim, a problemas de otimização que aparentemente estão ligados à compilação de sombras da Unreal Engine.
Mesmo munido de um setup composto por um i7 12700KF e por uma RTX 4090, o portal teve grandes dificuldades para rodar o jogo. Com gráficos no ultra, ray tracing ativado e AMD FidelityFX Super Resolution 2 habilitado, The Callisto Protocol para PC teve um início decepcionante com apenas 45 fps.
Reinicializar o título e desabilitar o ray tracing — que foi considerado pouco efetivo no quesito melhorias — até conseguiu elevar a taxa de quadros para algo em torno de 122 fps. Mas segundo os relatos, bastava um cano estourado ou um inimigo aparecendo para que as gagueiras voltassem.
Aliás, os problemas de otimização fizeram com que The Callisto Protocol para PC caísse para 10 fps — mesmo com a máquina robusta utilizada — em determinados momentos.
Segundo o Wccftech, o game ficou muito aquém do esperado devido aos gritantes problemas de otimização. Aliás, o portal mencionou que a experiência foi comprometida já que, por ser um game de survival horror, sustos e surpresas foram completamente “arruinados”.
The Callisto Protocol também vira alvo de críticas na Steam
Para os defensores, saibam que a imprensa não foi a única a condenar a versão para PC. Mesmo que o game tenha estreado nesta sexta, sua página na Steam já registra algo em torno de 3.500 análises de jogadores. Delas, a maioria (2.478) são negativas.
Como esperado, a maior parte dos feedbacks mencionaram os problemas de otimização para rodar The Callisto Protocol na melhor qualidade possível.
Ao menos até o momento, The Callisto Protocol para PC está longe de agradar a comunidade e, a menos que a Striking Distance Studios corrija os problemas apontados, o game poderá entrar para o hall de decepções de 2022.
A proposta do título era de horror, mas certamente não era esse horror que os gamers estavam esperando.
Comentários