Just Dance se tornou uma série de jogos anuais para a alegria de quem gosta de chacoalhar o esqueleto, seja sozinho ou com amigos. Sempre trazendo coreografias novas e divertidas, o game ganhou uma legião de fãs por contar com os maiores hits da atualidade. Com a edição de 2023, isso não é diferente.

No entanto, há algumas mudanças na versão deste ano, já que, a partir de agora, a antiga geração de consoles – que recebia os jogos até então -, foi completamente abandonada para que Just Dance pudesse supostamente oferecer uma experiência next-gen. Mas será que conseguiu? Confira nossa análise completa.

Músicas para despertar o lado tóxico ou roqueiro

Imagem de Just Dance 2023

Imagem: Ubisoft/Reprodução

Como sempre acontece, a playlist é um dos grandes destaques da edição. Há muitas músicas para agradar todos os gostos, como é o caso de Toxic, da princesa do pop Britney Spears, além de algumas surpresas, como Numb, da banda Linkin Park, e Bring Me To Life, do Evanescence. Esses dois últimos fazendo sua estreia no jogo.

Outros destaques ficam por conta da volta de Olivia Rodrigo, a queridinha da atualidade, com a – muito lenta – drivers license. Para quem gosta da cota de músicas clássicas, temos a divertidíssima Disco Inferno, do The Trammps, e Walking On Sunshine, cantada originalmente pelo grupo Katrina and the Waves, mas que aqui ganhou uma versão pela própria Ubisoft.

Imagem de Just Dance 2023

Imagem: Ubisoft/Reprodução

Considero essa versão uma das mais fortes em relação ao K-Pop, o pop coreano. Isso porque são essas músicas que apresentam as melhores coreografias – inclusive, com versões que contam com os passos originais.

Então se prepare para encarar Dinamite e Boy With Luv, do BTS, MORE, do K/DA, Psycho, do Red Velvet, e WANNABE, do Itzy.

Versões alternativas e acessibilidade das músicas

Imagem de Just Dance 2023

Imagem: Ubisoft/Reprodução

No entanto, senti falta de mais versões alternativas das músicas – provavelmente fiquei mal-acostumado com o Just Dance 2014, que conta com muitas versões diferentes das canções.

Ao todo, são 11 versões alternativas, que vão desde coreografias extremas – como é o caso das músicas de K-Pop – até uma versão sentada do hit Telephone, cantado por Lady Gaga e Beyoncé.

Nas últimas edições, a equipe por trás do Just Dance se preocupou em diversificar suas rotinas de dança, trazendo diferentes maneiras de dançar. Como forma de inclusão, na edição deste ano, a música Radioactive, do Imagine Dragons, conta com um coach cadeirante, o que é fantástico e mostra como o game se preocupa em trazer representatividade.

Detalhes que fazem a diferença

Imagem de Just Dance 2023

Imagem: Ubisoft/Reprodução

Como tem acontecido aos poucos, Just Dance passa por diversas inovações no design. Isso se reflete nos cenários, que estão mais coloridos e vivos do que nunca. É comum ficar de olho nos detalhes disso tudo enquanto dança – mesmo que isso seja bastante complicado.

Além disso, pela primeira vez, os coachs têm rosto – que são visíveis, pelo menos. Anteriormente, o jogo contava com personagens totalmente brancos e sem qualquer expressão facial.

Agora, eles possuem um rosto e até cantam as músicas enquanto dançam, e isso é uma adição muito legal, já que a gente acaba cantando junto – e até arriscando um coreano em alguns momentos.

Personalização de dance card e multiplayer

Imagem de Just Dance 2023

Imagem: Ubisoft/Reprodução

Os jogadores, assim como nas edições anteriores, contam com dance cards, que são seus perfis dentro do jogo. Em Just Dance 2023, é possível personalizar da maneira que o jogador quiser.

São avatares diferentes, fundos, efeitos e troféus de feitos que podem ser coletados durante a jogatina. Mas isso não se estende apenas para fora das músicas. É possível destravar também efeitos de pontuação e outros detalhes para personalizar a experiência enquanto dança.

Imagem de Just Dance 2023

Imagem: Ubisoft/Reprodução

Pela primeira vez na série, é possível jogar em uma sala fechada com amigos – mesmo que eles estejam longe de você. O multiplayer online está presente e, por conta disso, é possível competir diretamente com quem quiser. O limite para isso são até 5 jogadores além de você.

Just Dance+

Imagem de Just Dance 2023

Imagem: Ubisoft/Reprodução

Confesso que não entendi muito bem essa manobra da Ubisoft. Especificamente para o Just Dance 2023, foi criado o Just Dance+, uma versão do antigo Unlimited, que traz músicas de jogos anteriores por meio de uma assinatura – seja mensal, trimestral ou anual.

Esse movimento pode estar ligado ao fato do jogo agora ser um game de serviço, que vai receber atualizações constantes e novos conteúdos com o passar do tempo. Além disso, pode ser que seja a forma de diferenciar os jogos e promover a tal “mudança next-gen” que os consoles da antiga geração, em teoria, não suportam.

Imagem de Just Dance 2023

Imagem: Ubisoft/Reprodução

De qualquer forma, nesse começo, o Just Dance+ conta com poucas músicas do catálogo antigo do Just Dance Unlimited. No entanto, possui algumas versões exclusivas, como é o caso da versão extrema de Bad Romance, do Just Dance 2015, que, até então, não tinha entrado no catálogo do Unlimited.

Espero que esse seja o prenúncio de um serviço que receberá atualizações e conteúdos exclusivos constantemente – e não seja abandonado, recebendo uma música inédita ou outra, como foi com o Unlimited.

E aí, vale a pena?

Imagem de Just Dance 2023

Imagem: Ubisoft/Reprodução

Just Dance 2023 se reinventa, isso é inegável. No entanto, a falta do título nas gerações anteriores pode impactar diretamente suas vendas, fazendo com que os planos de se tornar um jogo de serviço sejam barrados.

Além disso, exigir conexão contante com a internet pode não ser algo muito bom – embora seja possível baixar as músicas do game principal para que elas rodem offline.

Mesmo assim, Just Dance 2023 possui a essência pela qual o jogo ficou conhecido ao apresentar boas coreografias – algumas bem mais difíceis que os anos anteriores – e muita diversão para todos.

O game já está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series S/X.

A análise foi realizada com base em uma cópia de Switch enviada pela Ubisoft.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários