Atrás apenas da Coreia do Sul, o Brasil é o segundo país mais avançado do mundo em governo digital. O Banco Mundial avaliou o estágio de transformação digital do serviço público em 198 países. Em relação ao ranking de 2021, nosso país subiu cinco posições.

A análise destaca que a oferta de serviços públicos na plataforma “gov.br” já conta com 140 milhões de usuários no Brasil (80% da população adulta), que precisam de um cadastro único para ter acesso a milhares de serviços digitais, como carteira de trabalho digital e a CNH digital. Mas há ainda acesso aos sistemas do ENEM, SISU e FIES.

plataforma gov.br - transformação digital Brasil

Imagem: Shutterstock

“Essa ascensão se dá pela execução natural de um plano que começou em 2019. Um planejamento, utilizando as melhores práticas internacionais, para prestar serviços públicos cada vez mais fáceis e centrados no cidadão”, explica o Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho.

O Banco Mundial elencou 48 indicadores, que levaram à formação de quatro índices, para fazer a avaliação e elaborar o ranking. O Brasil obteve conceito “muito alto” em todos eles.

Estima-se que a digitalização dos serviços públicos gere uma economia da ordem de R$ 4,6 bilhões. Com acesso à plataforma, além de ganhar tempo, o cidadão deixa de gastar, por exemplo, com transporte, impressão e envio de documentos.

Outro benefício da transformação digital é a segurança e a proteção de dados, uma questão estratégica para o contribuinte e também para o Estado.

Brasileiro passa 91 horas na internet por semana

Imagem: Rafaela Biazi/Unsplash

Além do Brasil…

Entre as economias mais desenvolvidas do mundo, os Estados Unidos ocupam a 60ª posição no ranking; a China, a 86ª; o Japão, a 59ª; e o Reino Unido, a 30ª.

Via: Agência Brasil

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários