O TikTok vai virar loja online em 2023. Ao menos, é o que apurou o site brasileiro NeoFeed, que ouviu fontes próximas à rede social controlada pela chinesa ByteDance. Segundo a reportagem, a intenção é ingressar no mercado nacional do e-commerce em competição direta com nomes grandes, como Amazon e AliExpress.

O site identificou pelo menos 15 vagas de trabalho abertas pela empresa para atuação em comércio eletrônico no Brasil, em várias escalas, desde nível operacional até cargos de gestão.

Imagem mostra como funciona o modelo de live commerce praticado pelo Tiktok na China

Exemplos de como funciona o modelo “live commerce”, praticado pelo TikTok na China: informações indicam que empresa está em vias de estrear formato no Brasil (Imagem: Pandaily/Reprodução)

Pelas fontes ouvidas pelo site:

“O TikTok vem para brigar em posição de mercado com Amazon e AliExpress, mas vai afetar todo mundo: Mercado Livre, Americanas, Magalu e Via.”

TikTok fora do Brasil

Embora a premissa pareça nova no Brasil, é bom lembrar que ela já representa uma fonte sólida de faturamento do TikTok na China, onde o app é conhecido como “Douyin”. Por lá, a estratégia começou em 2020, mas ganhou forte tração mesmo com o atraso, graças ao uso de um modelo de “live purchases”, ou seja, compras ao vivo, durante a apresentação de seus vídeos. A ideia, segundo o Neofeed, é que o TikTok estabeleça algo similar por aqui.

Essencialmente, os produtos são mostrados durante as lives, com comandos de interação apontando para links de compra durante as apresentações. Segundo dados do Statista, ainda não há informações globais sobre o modelo de negócios, mas o Ocidente está, devagarinho, começando a prestar atenção nele: cerca de 20% dos respondentes do estudo nos EUA afirmaram já conhecerem ou terem comprado por ele, com esse percentual tendo potencial de dobrar até 2026.

O blog KaBuM! procurou a assessoria de imprensa do TikTok no Brasil para fins de comentário por parte da empresa, mas até o fechamento desta nota, eles não nos deram resposta.

via Neofeed

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários