A Activision Blizzard anunciou que seus principais títulos, incluindo Diablo III, Overwatch 2, World of Warcraft e muitos outros jogos, deixarão de funcionar na China a partir de 23 de janeiro de 2023.

O motivo para a suspensão das atividades é a não renovação de contrato entre a produtora e a gigante de tecnologia NetEase, que publica os games da Blizzard na China.

Em um comunicado em inglês, a Blizzard exalta a NetEase para além de uma publisher: a companhia é também uma enorme e necessária parceira para navegar na burocracia de publicação da China.

A culpa seria de um “idiota” dentro da Blizzard, segundo a NetEase

O fim da parceria de 14 anos, portanto, se encerra na data mencionada acima. De acordo com Simon Zhu, veterano de 10 anos na NetEase, o culpado por isso é um “idiota” dentro da Blizzard.

Zhu ocupou vários cargos seniores na empresa, incluindo o de presidente de investimentos e parcerias globais. E em uma recente publicação em seu LinkedIn, ele lamenta o fim do acordo entre a NetEase e a Blizzard.

“Como um jogador que passou dez mil horas nos mundo de Azeroth, Starcraft e Overwatch, sinto meu coração partido porque não terei mais acesso à minha conta e memórias no próximo ano”, escreve ele.

“Um dia, quando o que aconteceu nos bastidores puder ser contado, desenvolvedores e jogadores terão uma nova compreensão de quanto dano um idiota pode causar”, completou Zhu, sem revelar a identidade do possível responsável pelo término do contrato.

Blizzard se defende, sugerindo mudanças fundamentais da NetEase no contrato

De acordo com o IGN US, contudo, fontes familiarizadas com o processo de revisão do contrato, afirmam que a NetEase teria “mudado fundamentalmente” os termos do acordo.

Essas alterações impactariam a forma “como os jogos são lançados e operados” na China, configurando uma possível mudança no “controle das propriedades intelectuais (IPs)”.

Ainda que as duas partes não tenham conseguido entrar em comum acordo, a Blizzard revelou que segue comprometida com o mercado chinês, e estuda uma alternativa para levar seus títulos de volta à região, futuramente.

Os jogos da Blizzard que deixam de funcionar na China

Ao todos, os seguintes jogos serão afetados:

Vale apontar que as próximas expansões, tais como World of Warcraft: Dragonflight, Overwatch 2: Temporada 2 e Hearthstone: March of the Lich King, ainda serão lançadas no mercado chinês.

Porém, novas vendas dos jogos base serão descontinuados ao longo dos próximos dias. Ainda assim, a NetEase se comprometeu a oferecer suporte aos jogadores até o fim, além de manter seus dados e ativos protegidos.

“Prometemos continuar a atender bem nossos jogadores até o último minuto. Garantiremos que os dados e ativos de nossos jogadores estejam protegidos em todos os nossos jogos”, afirma o CEO da NetEase, William Ding, em comunicado à Reuters.

E Diablo: Immortal?

O polêmico Diablo: Immortal continua jogável na China, pois sua publicação está aparelhada a um contrato independente. Por isso, o game mobile não será afetado pela suspensão das atividades.

Via: Bloomberg

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários