Você provavelmente já leu algo sobre Marvel Snap nas últimas semanas. Depois de o game arrecadar US$ 2 milhões em sua primeira semana pós-lançamento, a tendência é que o título ganhe cada vez mais destaque.

E não é para menos, pois o game de cartas free-to-play da Marvel faz por merecer. O gameplay é fácil de dominar, as partidas são extremamente rápidas, a progressão de temporada é honesta — dentro do possível, pois não possui pay-to-win —, e os efeitos visuais e sonoros são bastante dinâmicos e agradáveis.

O título possui ainda uma mecânica bem inusitada que, além de te viciar, certamente irá despertar seu lado competitivo: o recurso Snap que dá nome ao jogo, funciona de maneira vagamente similar ao pôquer e que pode, sobretudo, acelerar sua progressão ranqueada.

O conceito de estratégia…

A jogabilidade de Marvel Snap é simples: cada partida coloca você e seu adversário para conquistar pelo menos dois dos três territórios aleatoriamente distribuídos. Cada local possui uma regra, porém: em Lemúria, por exemplo, nenhuma carta pode ter seu efeito revelado durante um turno. 

Já na Dimensão dos Sonhos, os cards custam 1 ponto a mais de energia para serem colocados, apenas durante o 5º turno. A energia, por sinal, é representada por uma esfera disforme que fica no canto inferior da tela. 

Ao todo, são 6 turnos, e a cada turno, os jogadores recebem 1 ponto a mais de energia. Isso permite colocar cartas cada vez mais poderosas nos territórios, conforme a partida avança. Entretanto, tanto as regras dos locais quanto os efeitos de cada carta, podem alterar todo o curso da partida.

[Review] Marvel Snap é uma das surpresas mais agradáveis (e viciantes) de 2022
[Review] Marvel Snap é uma das surpresas mais agradáveis (e viciantes) de 2022
[Review] Marvel Snap é uma das surpresas mais agradáveis (e viciantes) de 2022

A Coração de Ferro, por exemplo, possui 0 de poder, mas ela concede +2 pontos de poder para cada carta colocada pelo jogador, e exige 3 pontos de energia para ser colocada em campo — o que a torna em uma ótima carta de suporte, além de ser uma coringa para virar o jogo, ao menos nos níveis iniciais.

Pode não parecer, mas toda a explicação acima é introduzida na primeira partida e você compreende todas as mecânicas e dinâmicas de territórios e cartas muito rapidamente. Até porque, Marvel Snap triunfa principalmente na duração de suas partidas: em média, elas duram três minutos, apenas.

Só mais uma partidinha

Como as partidas de Marvel Snap são rápidas, após compreender as mecânicas e recursos que o game oferece, é comum passar um bom tempo jogando-o sem perceber o tempo passar — ainda mais quando as recompensas vão ficando cada vez melhores, conforme você avança de nível.

Imagem de Marvel Snap

Imagem: Nuverse/Divulgação

Além de rápido, o game é muito prazeroso e muito disso é devido ao visual e aos efeitos dinâmicos que tomam conta da tela conforme os turnos avançam em cada partida. Existem até mesmo animações e interações especiais entre algumas cartas específicas, quando estas são colocadas no mesmo território — como o Senhor das Estrelas incentivando Groot, por exemplo.

Entretanto, para além do progresso de temporada, das missões diárias que recompensam os jogadores com créditos e barras de ouro, e dos aprimoramentos e compras de novas cartas; talvez o recurso que realmente faça diferença seja o Snap.

O Snap nada mais é do que o cubo cósmico que fica flutuando no canto superior da tela durante todas as partidas. A cada turno, você pode clicar/tocar nesse ícone para dobrar seu número e, caso o oponente aceite, ele deve fazer a mesma ação.

Resumidamente, o Snap duplica o valor do cubo cósmico, ou seja, a quantidade que você ganhará caso vença a partida. É possível ganhar entre 1 a 8 cubos por partida, o que acelera a progressão do ranqueado. Claro que, caso você perca, também cai rapidamente de nível, então é preciso ter cuidado na hora da aposta.

Felizmente, caso a derrota seja certa, há a opção de se retratar da partida, e você acaba perdendo apenas a quantidade de cubos cósmicos que apostou, e não o total (o seu e os do oponente, no caso).

Ainda assim, tal qual um jogo de pôquer, a adrenalina de dobrar o valor dos cubos cósmicos que serão ganhos ao final da partida, é inebriante. A boa notícia é que você não deve perder dinheiro em Marvel Snap — a não ser que queira gastar comprando barras de ouro na loja do game.

Ainda assim, se o recurso Snap sozinho é capaz de despertar os instintos competitivos mais primitivos de um jogador, imagine quando o game implementar a possibilidade de duelar contra amigos? Vem aí!

O melhor ainda estar por vir

Fica o aviso: o download e a instalação de Marvel Snap no Android e/ou iOS podem, provavelmente, causar dependência. Brincadeiras à parte, o game é realmente instigante, já que oferece um combo de elementos que funcionam em absurda sinergia — fisgando assim o seu tempo entre uma olhada e outra no celular.

Como qualquer outro jogo do gênero, Marvel Snap conta com inúmeras cartas para você colecionar, incluindo estampas variantes. Você pode personalizar seus baralhos e montar vários tipos e, além disso, a cada temporada, é esperado que mais cards sejam adicionados ao rol, o que aumenta as chances de a vida útil do game se prolongar por muito tempo.

Depois da Invasão Simbionte que abriu a temporada inicial de Marvel Snap, é chegada a hora da atualização Guerreiros de Wakanda adicionar cards de Pantera Negra ao jogo, por exemplo — pegando, inclusive, carona na estreia de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre nos cinemas.

Dito tudo isto, caso você seja um entusiasta da Marvel, mas ainda esteja resistindo à ideia de experimentar Marvel Snap, saiba que cedo ou tarde, o game poderá fazer você cair em tentação. 

Marvel Snap vale a pena?

Demais. Sendo free-to-play ainda por cima, é o típico caso em que instalar e experimentar não faz mal. Seja você um novato em termos de games de cartas colecionáveis ou um veterano do gênero, o título consegue conquistar facilmente todos os tipos de jogadores, e tem tudo para permanecer relevante por um longo tempo.

[Review] Marvel Snap é uma das surpresas mais agradáveis (e viciantes) de 2022
[Review] Marvel Snap é uma das surpresas mais agradáveis (e viciantes) de 2022
[Review] Marvel Snap é uma das surpresas mais agradáveis (e viciantes) de 2022

Ao agregar partidas estratégicas rápidas, gameplay simples com uma curva de aprendizagem rápida, efeitos visuais dinâmicos, progressão “honesta” sem pay-to-win, missões diárias com coletas constantes de recompensas, diversas variantes de cards para os colecionadores de plantão, e mecânicas opcionais de ranqueadas que aceleram ainda mais o ritmo do jogo; Marvel Snap tem tudo para cair fácil e rápido no gosto de qualquer um — seja você um gamer casual ou dedicado.

Por sinal, caso você já tenha experimentado outros games do gênero, fica a dica: Marvel Snap foi desenvolvido pelo estúdio independente Second Dinner, cuja fundação é assinada por Ben Brode, ex-diretor de Hearthstone — daí a expertise em jogos de cartas colecionáveis.

Marvel Snap é distribuído pela Nuverse e está disponível para Android, iOS e PC (via Steam).

Com informações de mobilegamer.biz, Polygon e Washington Post.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários