Após o Departamento de Justiça abrir uma investigação criminal contra a Tesla, promotores em Washington e São Francisco examinam se a empresa de Elon Musk enganou consumidores, investidores e reguladores ao fazer reivindicações sem apoio sobre as capacidades do piloto automático. Enquanto isso, dois senadores democratas norte-americanos fizeram pressão aos reguladores que investigam o caso.

Senadores pressionam reguladores a investigarem mais de perto Autopilot da Tesla

Imagem: TierneyMJ/Shutterstock.com

Em uma declaração conjunta, Richard Blumenthal e Ed Markey disseram que “há tempos soaram o alarme sobre as práticas enganosas de marketing da Tesla, que exageram as capacidades reais de seus veículos e colocam os motoristas e o público em grave risco”.

Eles acrescentaram que “continuariam pressionando pela supervisão do (CEO) Elon Musk e a Tesla para evitar a confusão dos motoristas e evitar acidentes mortais — e pela prestação de contas se alguma má conduta for descoberta”.

Senadores pressionam reguladores a investigarem mais de perto Autopilot da Tesla

Acidente com Tesla em The Woodlands, no Texas. Imagem: Jzh2074, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

As investigações da Justiça foram iniciadas ainda no ano passado, após se acumularem acidentes, alguns deles fatais, envolvendo o uso ativo do Autopilot nos veículos da Tesla.

Os senadores democratas pressionaram os reguladores para que as investigações sejam mais detalhadas sobre o piloto automático. Em fevereiro, Markey e Blumenthal observaram que “as reclamações e investigações pintam um quadro preocupante” e que a “Tesla lança repetidamente software sem considerar completamente seus riscos e implicações, criando graves perigos para todos nas estradas”.

De acordo com a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), ligado ao Departamento de Transportes norte-americano, disse em junho que estava atualizando as investigações sobre os números de veículos defeituosos da Tesla equipados com o Autopilot, tarefa necessária antes de solicitar um recall. Naquele momento, 830 mil carros foram identificados com falhas na tecnologia de condução automática.

Marketing da Tesla: exagero e falsa sensação de segurança

As investigações também relatam que os Teslas com piloto automático ativo atingiram veículos de emergência parados. Embora Elon Musk, CEO da empresa, já tenha exagerado ao falar das capacidades da tecnologia, recentemente, ele sugeriu que o FSD poderia ser “mais seguro que um humano”. A fala reitera um tweet do empresário há um ano, adicionando que o FSD “trabalharia a um nível de segurança bem acima do do motorista médio deste ano”.

Fachada da fabricante de carros elétricos Tesla

Foto: Craig Adderley/Pexels

Contraditoriamente à publicidade vista, tanto nos vídeos hospedados no site da própria montadora quanto nas palavras do seu próprio CEO, a empresa defende que suas características “não tornam o veículo autônomo” ao afirmar que a tecnologia de direção automática é projetada para auxiliar na direção, frenagem, velocidade e mudanças de pista.

Sem um departamento de relações com a mídia, a Tesla não respondeu aos pedidos de comentários na quinta-feira (27).

 

Via Reuters

 

 

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