A NVIDIA vem tentando responder como pode à atual crise das placas de vídeo (GPU) RTX 4090, pedindo que fornecedores e lojistas parceiros recolham modelos defeituosos do componente e os enviem imediatamente à fabricante para averiguação.

Ao longo das últimas semanas, um volume preocupante de usuários relataram que a RTX 4090 vem apresentando derretimento nos conectores de energia de 16 pinos (conectores PCIe Gen5/12VHPWR) – em alguns casos, inutilizando completamente toda a placa e forçando uma troca. Um problema preocupante, convenhamos, se considerarmos que esta GPU é vendida no Brasil a preços entre R$ 13 mil e R$ 15 mil.

Imagem do conector de uma RTX 4090 queimado, completamente derretido

Imagem: Igor’s Lab/Reprodução

RTX 4090 derretendo

De acordo com Igor Wallossek, do blog Igor’s Lab, fontes próximas à empresa confirmaram a ordem da NVIDIA, pedindo pelo envio das placas problemáticas para que a própria fabricante possa analisar e descobrir a causa do problema que leva ao superaquecimento e, eventualmente, ao derretimento da peça. Vale lembrar que, embora as reclamações pareçam ser maiores no modelo com 16 pinos, algumas ocorrências na versão com oito pinos também foram identificadas.

Especulações posicionadas por usuários afetados nas redes sociais afirmam que o problema é o conjunto de pinos em si, supostamente feito com materiais de má qualidade e mau retardamento de temperatura. Houve quem afirmasse que soldas foram feitas de forma insegura ou que os pontos de contato dos pinos com a fonte sejam frouxos, o que causa saltos súbitos de calor. Embora isso ainda não tenha confirmação, a NVIDIA já está investigando.

Segundo o Videocardz, o problema parece ser mais evidente na versão assinada pela própria NVIDIA, com menos instâncias ocorridas nas placas personalizadas por outras fabricantes – Gigabyte e Asus relataram casos similares mas, tudo indica, em menor grau.

É importante ressaltar também que um outro rumor afirma que a NVIDIA teria cancelado o lançamento da RTX 4090 Ti – um modelo mais avançado da mesma família de GPUs – por ela “derreter sozinha”. Ou seja, a premissa do superaquecimento não vem sem sólidas suspeitas.

A RTX 4090 é o modelo mais recente de GPUs lançado pela NVIDIA. Segundo a fabricante, a nova placa traz um salto de qualidade de duas a quatro vezes maior que a geração anterior, a RTX 3090 Ti.

Até a entrega desta nota, a NVIDIA não havia comentado sobre a orientação que supostamente deu aos seus parceiros

via Igor’s LAB

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários