Em breve, Signal vai remover suporte ao SMS e MMS para Android
Com foco em experiência mais ágil do mensageiro, organização informou que começará a eliminar gradualmente o suporte no aplicativo Android: 'chegamos agora ao ponto em que o suporte a SMS não faz mais sentido'By - Liliane Nakagawa, 19 outubro 2022 às 9:12
O aplicativo Signal informou que, em breve, deixará de suportar mensagens SMS e MMS no Android de forma gradual. De acordo com a organização, o objetivo é simplificar a experiência do usuário e priorizar a segurança e a privacidade.
Desde a criação, como TextSecure, o mensageiro para Android podia ser usado para gerenciar esse tipo de mensagem, sendo configurado como app de SMS/MMS. À época, o predecessor do Signal usava o protocolo Axolotl Ratchet.
“Chegamos agora ao ponto em que o suporte a SMS não faz mais sentido. A fim de permitir uma experiência mais ágil do Signal, estamos começando a eliminar gradualmente o suporte a SMS do aplicativo Android”, disse a empresa em um postagem no blog publicado na quarta-feira (12).
In the interest of privacy, security, and clarity we’re beginning to phase out SMS support from the Android app. You’ll have several months to export your messages and either find a new app for SMS or tell your friends to download Signal. https://t.co/u9XZ7XM7rT
— Signal (@signalapp) October 12, 2022
“Você terá vários meses para fazer a transição do SMS no Signal, para exportar suas mensagens SMS para outro aplicativo, e para deixar as pessoas com quem você fala saberem que podem querer migrar para o Signal, ou encontrar outro canal se não o fizerem”.
A mudança só afeta usuários do Android que configuram o mensageiro como aplicativo de SMS padrão. Esses serão notificados a exportar as mensagens SMS e a migrarem para um novo app padrão para gerenciamento das mensagens de texto.
Motivações do Signal
De acordo com a plataforma, a decisão foi motivada principalmente pela insegurança das mensagens de texto simples, uma vez que elas podem ser interceptadas por vários métodos e permitir que operadoras móveis em todo mundo acessem os metadados das mensagens.
Outro ponto sustentado pelo Signal se refere à confusão, visto que as mensagens do aplicativo (criptografadas) podem ficar ao lado de SMS não criptografadas, ou seja, de usuários que não usam o app atualmente, mesmo que elas ainda indiquem como tal.
Quando é usado como aplicativo unificado de SMS do Android, tanto os contatos com e sem o Signal são exibidos na lista de contatos; os contatos usuários do mensageiro criptografado são sinalizados em azul.
O Signal também sustentou o argumento econômico. Os usuários que usam o aplicativo unificado poderiam pagar a mais nas contas telefônicas ao enviar mensagens SMS em vez de mensagens Signal, visto que em algumas partes do mundo – principalmente o sul o globo – o serviço ainda é bastante caro.
“Entendemos que esta mudança será frustrante para aqueles que usam o Signal no Android para enviar mensagens SMS, além de enviar mensagens usando o Signal”. Raramente é agradável ter que mudar as formas de comunicação com as pessoas que são importantes para você”, acrescentou o Signal. “Não fizemos esta escolha com ânimo, mas acreditamos que é necessário garantir que o Signal atenda aos mais altos padrões de privacidade para o futuro”.
Via BleepingComputer
Comentários