Lenovo lança notebook com 5G e tela dobrável
Fabricante apresentou nova linha durante evento de comemoração dos 30 anos da linha ThinkPad; outros quatro foram reveladosBy - Rafael Arbulu, 13 outubro 2022 às 16:45
Há 30 anos, a Lenovo lançava a marca ThinkPad de notebooks e sistemas corporativos, inaugurando uma era de alta adoção dos aparelhos da marca dentro de empresas de vários tamanhos. Hoje, 13, a empresa marcou um evento de comemoração do aniversário da linha, apresentando vários novos notebooks – incluindo um com tela dobrável aos mesmos moldes dos smartphones do gênero.
O evento realizado em São Paulo contou com a presença do blog KaBuM! e vários outros membros da imprensa, além de fornecedores e clientes mais próximos da Lenovo. Após um breve histórico da marca ThinkPad, a empresa introduziu os novos notebooks e detalhou-os um pouco para os presentes.
Os novos ThinkPad da Lenovo
- ThinkPad X1 Fold
- ThinkPad X13s 5G
- ThinkPad X1 Carbon Edição de Aniversário
- ThinkPad Z13 e Z16
- Servidor ThinkSystem x86
ThinkPad X1 Fold
Você deve se lembrar do dobrável X1 Fold durante seu anúncio na Consumer Electronics Show (CES) de 2020. Basicamente, é o primeiro notebook dessa natureza no mundo, e vem com uma configuração bem fortinha para seu 1,28 kg de peso.
Estamos falando de um notebook contemplado pelas tecnologias vPro e EvoTM Design, ambas da Intel, além de processador Intel Core i7, Wi-Fi 6E, conexão 5G e bateria de longa duração. O display OLED tem 16,3 polegadas, podendo ser dobrado ao meio para ficar do tamanho de um tablet mais “parrudo” de 12 polegadas. Ele também tem um teclado em tamanho real equipado com o característico trackpoint vermelho da linha ThinkPad e conector em imãs para facilitar o seu encaixe e desencaixe do display.
Ah, e o sistema operacional é uma versão adaptada do Windows 11 para notebooks com natureza dupla, a fim de contemplar tanto a experiência do computador de mesa como a portabilidade de um tablet.
ThinkPad X13s 5G
A ideia do X13s 5G é assegurar a conectividade de seu usuário mesmo diante da ausência de conexões locais cabeadas ou Wi-Fi. Dotado de tecnologia Snapdragon (Qualcomm), design ultrafino e bateria com duração de até 28 horas de uso contínuo (ou seja, com a tela ligada e o aparelho fora da hibernação), ele também tem suporte à tecnologia App Assure da Microsoft, para rodar aplicativos de várias naturezas.
ThinkPad X1 Carbon Edição de Aniversário
Este é um velho conhecido dos fãs da linha ThinkPad, que ganha mais uma edição especial de comemoração – assim como a Lenovo também o fez há 10 anos. Desta vez, o X1 Carbon conta com uma tampa de fibra de carbono e um fechamento similar por baixo do teclado, inscrições do aniversário de três décadas da marca, embalagens recicláveis, adesivos e até um booklet especial.
Nas configurações, nada muda em relação ao modelo padrão, ou seja, ela continua a mesma máquina de alto desempenho com processador Intel Core i7 vPro de 11ª geração, display de 14 polegadas com tecnologia antirreflexiva, armazenamento em SSD de até 2 terabytes (TB) e memória LPDDR4x de até 32 GB.
ThinkPad Z13 e Z16
Os dois últimos notebooks mostrados pela Lenovo mostram um apreço da empresa pelo impacto da tecnologia no meio ambiente. De acordo com a apresentação, tanto o Z13 como o Z16 têm entre 70% e 80% de sua composição feita de material reciclado, desde o corpo em alumínio até o couro da tampa, que é vegano. Até mesmo a embalagem, feita em fibra de bambu e de cana-de-açúcar, é inteiramente reciclável, e a fonte de alimentação é feita de material que pode ser até 90% reaproveitado após descarte.
Sobre o hardware, esses modelos são os únicos apresentados com processadores AMD (especificamente, Ryzen 7 PRO) e capacidade de configuração de vídeo com uma placa Radeon, caso o comprador assim desejar.
Servidor ThinkSystem x86
Além da oferta de notebooks, a Lenovo também aproveitou a oportunidade para divulgar a nova suite de soluções para o mercado de TI – o portfólio formado pelo servidor da linha x86 e as soluções de armazenamento e gestão tecnológica ThinkSystem, ThinkAgile e ThinkEdge. Tudo isso com suporte aos processadores AMD EPYC ou Intel Xeon, baseados em ARM, além de GPUs AMD Instinct e NVIDIA com o software corporativo NVIDIA AI. Com isso, clientes da Lenovo poderão trabalhar em ambientes de computação de alto desempenho (HPC) e rodar aplicações em inteligência artificial (IA) e trabalho de missão crítica em ambientes computacionais multinuvem híbridos.
Os novos notebooks da linha ThinkPad têm variadas expectativas de lançamento: o modelo 5G vem ainda em 2022, promete a Lenovo, enquanto o Fold virá apenas em fevereiro de 2023. Destes, nenhum tem estimativa de preço ainda. A edição especial do X1 Carbon tem valor sugerido de R$ 15.999, mas não foi possível encontrá-lo na loja da Lenovo até a entrega deste texto.
Finalmente, os notebooks Z13 e Z16 devem chegar até dezembro deste ano. Enquanto o Z16 ainda não tem uma estimativa de preço, a Lenovo começará a vender o Z13 por um valor a partir de R$ 13.999.
Comentários