A segurança baseada em senhas é considerada uma das melhores formas de proteção. No entanto, há diversas questões que podem fazer com que seja justamente o oposto.

Estima-se que 54% dos incidentes de segurança são causados pelo roubo de credenciais – além da dark web ser um local em que credenciais vazadas são vendidas a todo momento.

Como uma forma de tentar resolver essa questão, o Google anunciou que vai trazer chaves de acesso para o Chrome e o Android, permitindo que os usuários criem maneiras para fazer login em aparelhos sem a necessidade de senha.

Essas chaves ficariam armazenadas nos smartphones e computadores para que o login seja feito sem a necessidade de digitação. A ideia é que dificulte para cibercriminosos invadirem sistemas que não possuem senha.

Esse movimento é um reconhecimento da ineficiência do padrão de login baseado em senhas. Isso porque os usuários devem gerenciar dezenas de credenciais para contas online, o que torna a reutilização de senhas inevitável.

Em uma publicação em seu blog oficial, o Google afirma que a novidade remove “os riscos associados à reutilização de senhas e violações do banco de dados da conta. As senhas são construídas de acordo com os padrões da indústria e funcionam em diferentes sistemas operacionais e ecossistemas de navegadores”.

O futuro sem senhas

malware, phishing

Imagem: Bloomicon/Shutterstock

Com as ameaças envolvendo senhas cada vez mais comuns, pesquisadores do setor apontam que a autenticação sem senha vai representar o futuro. Segundo levantamentos, esse mercado vai aumentar de valor de US$ 12,79 bilhões, registrado em 2021, para US$ 53,64 bilhões em 2030.

Via: VentureBeat

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários