O WhatsApp ganhou a possibilidade de enviar imagens e vídeos com “visualização única” faz algum tempo, mas os usuários sempre criticaram o fato de capturas de tela poderem ser realizadas. Já nesta semana, uma função para mudar isso começa a ser testada e dar mais privacidade.

Em sua versão beta para Android, o WhatsApp começou a liberar um recurso que bloqueia a captura de tela de imagens ou vídeos de visualização única. Assim como mostra a imagem abaixo, ao tentar realizar a captura, uma mensagem surge indicando que o processo não pôde ser concluído.

Proteção do WhatsApp contra captura de tela

Imagem: WABetaInfo

Apesar da mensagem de erro, o processo acaba salvando uma, mas que fica apenas em preto, ou seja, o conteúdo da mesma é apagado devido a nova proteção.

Recurso do WhatsApp funciona exclusivamente com imagens e vídeos

Mesmo com a boa intenção, a verdade é que o novo recurso do mensageiro ainda não é exatamente efetivo para a privacidade dos usuários. Por exemplo, apesar de bloquear o ato de salvar capturas de imagens e vídeos de visualização única, as telas de conversas temporárias ainda podem ser alvo de prints.

Não apenas isso, quando alguém faz uma captura da tela de uma conversa temporária, o contato que foi alvo da captura não é notificado sobre o ato.

Os interessados em testar o novo recurso do WhatsApp devem entrar em seu programa Beta através da Google Play. Caso o programa esteja sem vagas, os usuários podem baixar o APK do mensageiro através de um site, como o APKMirror.

Fonte: WABetaInfo

Comentários

0