Google Japan apresenta teclado Gboard com 1,65 m de comprimento
Fruto de um projeto DIY, teclado-bastão do Google promete mais facilidade ao dispor todas as teclas em uma única fileiraBy - Igor Shimabukuro, 4 outubro 2022 às 13:00
Quem está cansado da mesmice dos teclados disponíveis no mercado ficará empolgado com a mais recente novidade do Google Japan: um novo teclado-bastão Gboard físico que mede 1,65 m de comprimento e, além de fazer a funcionalidade primária do periférico, também pode ser usado como régua ou equipamento de trilha.
Com vocês, o novo teclado gigante do Google
“Como um teclado pode medir mais de um metro e meio de comprimento?”, podem estar se perguntando alguns. Mas a resposta é relativamente simples: diferentemente dos periféricos convencionais — que dispõem de cinco a seis fileiras de teclas —, o Gboard stick apresenta todas as teclas em uma única fileira, bem similar a um piano.
A justificativa é de que pode ser muito mais fácil encontrar a tecla desejada em uma disposição única e linear, já que o usuário não precisará olhar para cima, para baixo ou para cada um dos lados ao buscar por uma determinada tecla. O padrão segue com o layout “QWERTY” tradicional, mas usuários podem modificar as teclas para o padrão do alfabeto “ABC”, se preferirem.
Segundo a big tech, ergonomia e espaço também são destaques. Isso porque o longo teclado acompanha os movimentos naturais de braços e pernas durante a digitação. Além disso, os singelos 6,4 centímetros de largura podem ser acomodados em bancadas mais estreitas.
Outro ponto tido como benefício é a possibilidade de duas pessoas usarem o teclado simultaneamente. O Google acredita que isso pode acelerar a digitação e auxiliar o trabalho coletivo — embora, na prática, quatro mãos em um mesmo periférico possa significar brigas e xingamentos um serviço bem mais desorganizado.
Já em tom de brincadeira, a empresa deu outras funcionalidades para o Gboard stick. Ele pode servir, por exemplo, como um bastão de equilíbrio, como régua para acompanhar o crescimento dos filhos, como um braço extensor para preguiçosos ou mesmo como um equipamento para trilhas e escaladas.
Faça você mesmo
Por mais divertido que pareça, o teclado Gboard do Google não será lançado. Na verdade, a big tech disponibilizou um kit DIY (“faça você mesmo”, em tradução livre), com o design de código aberto, desenhos, diagramas de circuito e firmware no GitHub. Ou seja, quem quiser um exemplar precisará de uma impressora 3D e um pouco de conhecimento para montar seu próprio periférico gigante.
E por mais que o produto não esteja programado para chegar às prateleiras, a empresa também pretende desenvolver uma versão gamer, com iluminação em sete cores diferentes.
Via: PC Gamer
Comentários