Uma pesquisa realizada pela Video Game History Foundation, em parceria com a Software Preservation Network, revelou que 87% dos jogos clássicos lançados nos Estados Unidos estão “criticamente ameaçados”.

O resultado do estudo diz que, em uma amostra de jogos lançados antes de 2010, apenas uma pequena parte continua em circulação devido a relançamentos. Isso quer dizer que, com o tempo, pode ser que os jogos sejam perdidos.

Em um exemplo citado pela pesquisa, de uma parte do acervo de games do Commodore 64, apenas 4,5% ainda podem ser comprados em alguma loja digital da atualidade. No caso do Game Boy, apenas 5,8%.

“Imagine se a única maneira de assistir Titanic fosse encontrar uma fita VHS usada e manter seu próprio equipamento antigo para que possa ser assistida”, cita o estudo como um exemplo de como seria a situação dos jogos se perdendo.

Problemas para preservar jogos antigos

Battletoads - jogos dificeis

Imagem: reprodução/AL82 Retrogaming Longplays

Há uma grande questão para, por exemplo, bibliotecas e organizações preservarem esses títulos. Atualmente, até há permissão para preservar conteúdo digitalmente, embora a reprodução desse material esteja protegida legalmente.

No entanto, uma revisão da legislação de proteção está em andamento e deve ser finalizada em 2024. Até lá, espera-se que os games sobrevivam ao tempo.

“Esperamos que este estudo incite a mudança e que a preservação dos videogames se torne mais forte – antes que percamos mais”, disse o Video Game History Foundation.

Via: Videogames Chronicle

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários