O Brasil ocupa a quarta posição no ranking de países do mundo com o maior tempo de consumo no setor de games. Na América Latina, o País é o que configura maior média de consumo na categoria, com um gasto por usuário de 8 horas ao mês.

De acordo com dados do estudo Games no Mercado Digital Brasil, realizado pela ComScore, games também está em sexto lugar quando analisado apenas a audiência digital em solo nacional na comparação com outros temas do mercado digital.

Assim, os usuários nacionalmente somam 41,7 bilhões de minutos consumidos em abril de 2022, ficando à frente de outros temas como varejo (30 bilhões de minutos) e serviços financeiros (16,7 bilhões de minutos).

Entre os 132 milhões de usuários que consomem games em plataformas digitais, a maioria (66 milhões) o faz por meio do celular.

Jogadora com TV Gamer

Imagem: Anton27/shutterstock.com

Em relação ao perfil demográfico dos consumidores, mulheres passam mais tempo na categoria, com destaque para aquelas com mais de 35 anos as quais consomem 61% minutos a mais que os homens da mesma faixa etária.

Os favoritos: principais players do mercado de games no Brasil

Por aqui, estão entre as empresas favoritas dos usuários: Activision Blizzard, que soma 6 bilhões de minutos ao mês consumidos entre os usuários, seguido pela Twitch (5 bilhões de minutos consumidores) e pela Roblox (com 3 bilhões de minutos consumidos). As três lideram o ranking brasileiro como os players com maior tempo de consumo da categoria.

Roblox

Imagem: reprodução

Quando os dados se cruzam, pode-se verificar que 22% dos usuários que acessam Twitch também acessam a Roblox. Em se tratando de plataformas digitais, o YouTube é o que registra a maior sobreposição (83%) de audiência com a plataforma, seguido pelo Instagram (72%), Facebook (61%), Twitter (34%) e TikTok (22%).

Contudo, entre os compartilhamentos da Twitch nas redes sociais, o Instagram responde pelo maior número em termos de audiência (59%) e de conteúdos compartilhados (51%). O Twitter, por sua vez, lidera o ranking de interações e curtidas, sendo a rede responsável, respectivamente, por 80% e 79% dessas interações.

Já em se tratando de marcas que possuem as maior porcentagem de interações dos usuários nas redes sociais (ações cross platform – CP) estão: Garena Free Fire (40%), League of Legends (21%) e Playstation (15%).

Via: ComScore

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