Início For Gamers Acredite se quiser: youtuber usa controle de TV para jogar games no...

Acredite se quiser: youtuber usa controle de TV para jogar games no PC

Placa Arduino, sensor infravermelho e código em Python transformam acessório televisivo em "controle gamer"

O título fala por si só. É incerto se o youtuber possui formação técnica ou se é apenas um entusiasta da tecnologia, mas fato é que o dono do canal Prabeen desenvolveu uma forma bem inusitada para jogar games em seu computador: por meio de um controle remoto de TV.

Nesta terça-feira (10), o canal publicou um vídeo explicando como transformou o seu acessório televisivo em um controle para jogos, utilizando uma plataforma voltada para projetos eletrônicos, um receptor infravermelho e conhecimentos em programação.

Basicamente, o dono do canal integrou um receptor infravermelho — comunicação utilizada nos controles de TV — a uma plataforma Arduino Uno. Por meio de conexões, ele foi capaz de “treinar” a placa de prototipagem para receber os comandos do acessório televisivo.

Feito isso, ele conectou o Arduino em seu computador para configurar os comandos. Com base na linguagem de programação Python, o indivíduo conseguiu ajustar para que as teclas do controle de TV realizassem ações em seu computador.

Os experimentos foram um sucesso. O controle de TV foi capaz de digitar caracteres no bloco de notas ou mesmo copiar e colar alguns trechos de textos na ferramenta. O teste seguinte mostrou o acessório funcionando como um verdadeiro controle de videogame.

No vídeo, é possível ver que a jogabilidade pelo controle remoto de TV não é das melhores. Embora um dos testes tenha envolvido o game GTA, as gameplays focaram em jogabilidades de corridas, já que consistem, basicamente, em acelerar o veículo e usar os direcionais para mantê-lo dentro do percurso.

É bem provável que em outros games a jogabilidade fique bem prejudicada. No entanto, o vídeo mostra uma maneira curiosa (e inovadora) para jogar títulos em seu computador — um novo modo para aumentar a dificuldade, talvez?

Aliás, o autor do canal disponibilizou gratuitamente os códigos para quem resolver testar a engenharia em casa. Os arquivos e instruções podem ser baixados por meio deste link.

Caso esteja disposto em enfrentar o “desafio” e tornar o seu acessório de TV como um novo controle para seu computador, não esqueça de postar os resultados nos comentários.

Fonte: Prabeen

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES