Início Tecnologia Desenvolvedor cria "óculos inteligente" com Raspberry Pi

Desenvolvedor cria “óculos inteligente” com Raspberry Pi

Desenvolvedor inova ao usar um Raspberry Pi W e alguns complementos para criar um óculos inteligente capaz de receber ações pelos movimentos das mãos

Os óculos inteligentes ainda não são encontrados tão facilmente e, modelos que prometiam ser bons, acabaram não chegando com valores muito amigáveis. Já um desenvolvedor achou uma forma diferente de fazer um dispositivo do tipo sem ter que gastar muito.

Em seu canal do YouTube, Teemu Laurila publicou um vídeo em que um Raspberry Pi junto com um módulo de câmera transforma um óculos comum em um óculos inteligente.

Apesar do óculos carregar o equipamento para detectar os gestos, o processamento dos movimentos é feito por um PC convencional, que será o responsável por devolver os comandos a serem realizados no Raspberry Pi.

Já para ver o que está sendo ou foi processado, o óculos fica com uma tela de aproximadamente 1 polegada acoplada. Um dos outros grandes diferenciais do projeto é que, apesar do desenvolvedor ter disponibilizado alguns modelos do que pode ser feito, qualquer programador pode criar “novas ações” usando a linguagem Python.

Óculos inteligente tem partes produzidas por impressora 3D

Assim como é possível notar no vídeo, para que o Raspberry Pi W fique preso ao óculos é necessário fazer a impressão de algumas peças com a ajuda de uma impressora 3D. Inclusive, no vídeo, nota-se que o projeto, atualmente em sua versão 2.0, está com um visual um pouco mais discreto.

Peça do óculos inteligente
Reprodução: Teukkaniikka

Todos os arquivos necessários para replicar este projeto vistos no vídeo podem ser encontrados nestas páginas do Github com os nomes HandTrackingBrightnessControl e CameraStream. Já os modelos das peças 3D para serem impressas podem ter seu download realizado através do Thingverse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES