Início Tecnologia Xiaomi mostra tecnologia de carregamento sem fios a distância

Xiaomi mostra tecnologia de carregamento sem fios a distância

Gigante chinesa apresenta o “Mi Air Technology”, tecnologia capaz de carregar smartphones e outros dispositivos móveis a distância sem a necessidade de fios

A gigante chinesa Xiaomi anunciou nesta sexta-feira (29) o “Mi Air Charge Technology”, uma tecnologia que promete carregar dispositivos pelo ar – sem fios. Segundo a Xiaomi, hoje terceira maior fabricante mundial de smartphones, a tecnologia é capaz de fornecer 5W de energia para diversos dispositivos ao mesmo tempo “em um raio de vários metros”.

Mi Air Charge Technology

Outras iniciativas de carregamento remoto sem fios já foram apresentadas no passado, mas até hoje nenhuma delas chegou comercialmente ao mercado. A Xiaomi ainda não falou sobre uma data de lançamento específica ou sequer quais dispositivos serão compatíveis com a novidade. De qualquer forma, o vídeo de apresentação chama bastante a atenção.

O “Mi Air Charge Technology”, segundo a própria Xiaomi, usa 144 antenas na estação base que enviam ondas milimétricas capazes de identificar com precisão a localização do smartphone ao mesmo tempo que o carrega.

A Xiaomi garante que a tecnologia “não é ficção científica” e que será capaz de carregar diversos dispositivos ao mesmo tempo, de smartwatches a alto-falantes.

Como funciona a tecnologia da Xiaomi

A gigante chinesa fez questão de explicar tecnicamente o funcionamento da nova tecnologia. Funciona assim: no lado do smartphone, a Xiaomi desenvolveu um conjunto miniaturizado de antenas.

Xiaomi
Xiaomi Mi Air Technology – Foto: divulgação/Xiaomi

Enquanto uma antena menor transmite informações de posição do aparelho com baixo consumo de energia, o conjunto de antenas receptoras – composto por 14 antenas – converte o sinal de onda milimétrica emitido pela base de carregamento e, assim, diz a empresa “transforma a experiência de carregamento de ficção científica em realidade”.

Quando?!

Por enquanto, nenhuma palavra sobre quando sua tecnologia chegará aos dispositivos de consumo. Mas um porta-voz da Xiaomi já disse que a empresa não vai implantar esse novo sistema em produtos de consumo este ano. Quem sabe em 2022?…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES