Início Softwares Windows 11 já roda no Raspberry Pi 4

Windows 11 já roda no Raspberry Pi 4

O Windows 11 já está rodando no Raspberry Pi 4 de forma surpreendente, apesar de ter alguns problemas. Confira o resultado!

A primeira versão oficial do Windows 11 foi disponibilizada ontem (28) e inúmeras pessoas já estão realizando testes. Além de estar disponível para PCs com arquitetura 64 bits, uma imagem do sistema da Microsoft também foi liberada para a arquitetura ARM64, presente em diversos computadores portáteis e outros dispositivos.

Desta forma, no YouTube, o canal ETA Prime, conhecido por fazer testes com diferentes computadores portáteis e celulares, mostrou como o Windows 11 roda no Raspberry Pi 4. Para evitar um alto consumo de disco, o youtuber optou por deixar o Windows 11 instalado em um SSD conectado através de uma porta USB.

Como pode ser visto no vídeo acima, apesar de mostrar uma lentidão ou outra para animações, o Windows 11 rodou de forma aceitável para tarefas básicas, como navegar na internet. Além disso, o vídeo também mostrou o sistema da Microsoft sendo utilizado para abrir aplicativos simples.

Até mesmo uma versão do Minecraft também foi executada e, como esperado, o jogo não apresentou uma boa taxa de quadros por segundo, mas também não apresentou bugs.

Windows 11 deve receber maior suporte para arquitetura ARM64

Desde o Windows 10, a Microsoft vem investindo em versões para outras plataformas, mas apenas recentemente este trabalho foi intensificado. No seu novo sistema, a empresa planeja oferecer ferramentas para desenvolver aplicativos de forma nativa para esta arquitetura com a intenção de alcançar resultados melhores.

Como esta é uma versão de testes, a performance do novo sistema da Microsoft no Raspberry Pì 4 pode mudar bastante até o seu lançamento. Para fazer o teste, vale notar, o youtuber precisou recorrer ao projeto Windows On Raspberry.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES