Início Softwares Windows 10: atualização "quebra" bandeja do sistema

Windows 10: atualização “quebra” bandeja do sistema

A atualização KB5003214 está deixando a bandeja do Windows 10 sem nenhuma informação. Confira como resolver este problema!

O Windows 10 é atualizado constantemente pela Microsoft para receber correções e novos recursos. Entretanto, uma das últimas atualizações liberadas durante o mês de maio quebrou um dos recursos mais simples e utilizados no sistema, que fica visível praticamente a todo instante.

De acordo com informações do site Windows Latest, após terem instalado a atualização KB5003214, diversos usuários viram a bandeja do sistema, local que mostra ícones de aplicativos e hora, ficando apenas preta ou sem qualquer informação.

Bandeja do Windows 10 sem mostrar informações
Reprodução: Windows Latest

Assim como mostra a imagem acima, as pessoas afetadas pelo problema não recebem qualquer mensagem de erro indicando que o recurso não está funcionando como deveria. Além disso, também existem relatos de que a mesma atualização quebrou a “caixa de pesquisas”, que fica ao lado do menu Iniciar na barra de tarefas.

Como corrigir o erro desta atualização do Windows 10

Para solucionar o problema, por enquanto, os usuários podem reativar as notícias na barra de tarefas ou fazer uma desinstalação do atualização enquanto a Microsoft não disponibiliza uma correção. Confira:

1. Inicie o Windows 10 normalmente e aperte junto as teclas “Win + i” para abrir suas “Configurações”

2. Clique em “Atualização e Segurança”;

Como remover atualização do Windows 10 - Passo 1

3. Vá em “Exibir histórico de atualização”;

Como remover atualização do Windows 10 - Passo 2

4. Então, clique em “Desinstalar atualizações”;

Como remover atualização do Windows 10 - Passo 3

5. Selecione a atualização KB5003214 na lista e clique em “Desinstalar”. Na imagem abaixo, esta atualização não aparece devido a não estar instalada no PC, mas o processo é o mesmo;

Como remover atualização do Windows 10 - Passo 4

6. Reinicie o computador.

Pronto! Após ter reiniciado o computador, os problemas vistos na bandeja do sistema e na caixa de pesquisa na barra de tarefas já devem ter sido solucionados.

7 COMENTÁRIOS

  1. Não precisa desinstalar a atualização. Basta ativar o novo recurso da barra de tarefa “notícias e interesses”, que para de dar problema. Acho que é nesse novo recurso que está o bug.

    • Obrigado pela sua contribuição, Marcos. Como não enfrentamos o problema em nossas máquinas, só sabíamos desta solução de remover a atualização.

      Atualizei a matéria com a sua dica.

      Abraços

  2. Ótimo. Tentei instalar semana, deu pau já na instalação. Pedi ajuda no fórum do windows mas ajuda que veio estava muito confusa então resolvi não instalar. Ufa, ainda bem! A quantidade de coisas sem utilidade que eles mandam nessas atualizações é uma grandeza.
    Obrigado.

    • Olá, Ted. A “bandeja do sistema” é o local em que o Windows exibe os ícones do sistema como relógio, som e alguns apps, que fica localizada na “barra de tarefas”.

      A barra de tarefas, além de “alojar” a bandeja do sistema, também mostra atalhos para aplicativos, caixa de pesquisa, menu iniciar e outros itens. No caso da matéria, a principal reclamação dos usuários foi em relação as informações vistas na bandeja, que haviam sumido.

      Abraços

  3. Copiou e colou foi Bandeja do Sistema, poche vida Barra de Tarefas, aqui sem problema algum e nem ativo a droga de Notícias na Barra de Tarefas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES