Início Tecnologia WhatsApp testa backup criptografado e implementa opções para compressão de fotos enviadas

WhatsApp testa backup criptografado e implementa opções para compressão de fotos enviadas

A primeira novidade do WhatsApp ainda está em fase de testes, a segunda pode ser encontrada na versão mais recente do mensageiro

O WhatsApp já oferece opções de criptografia de ponta a ponta para as conversas. No entanto, os backups, até então, não contavam com essa proteção – mas isso está prestes a mudar.

De acordo com o WABetaInfo, a versão mais recente do WhatsApp beta para Android, identificada pelo número 2.21.15.5, inclui os backups em nuvem criptografados. Com isso, o histórico de conversas não poderá ser lido mesmo que um hacker tenha acesso ao arquivo.

No entanto, existem algumas ressalvas. Será necessário criar uma senha separada para criar os backups e não será possível recuperá-los caso a combinação seja esquecida. É possível criar uma chave de 64 dígitos, mas também haverá problemas caso seja perdida.

Ainda não se sabe quando a novidade chegará para a versão estável do mensageiro. No entanto, a funcionalidade pode ser, de certa forma, o início da implementação da possibilidade de usar a mesma conta em mais de um aparelho.

Compressão de fotos enviadas por WhatsApp

Outra novidade encontrada há duas semanas pelo WABetaInfo, essa na versão 2.21.14.16, é uma mudança na compactação de imagens enviadas pelo WhatsApp. Quando uma imagem é carregada no mensageiro, sua qualidade é diminuída por padrão para ajudar na economia de dados.

No entanto, com as mudanças – que chegam oficialmente com a versão 2.21.15.8 -, o usuário poderá escolher como as imagens serão enviadas – se de maneira automática, na melhor qualidade ou com economia de dados. Será possível escolher a preferência na opção “Qualidade de upload de mídia” dentro de “Armazenamento e dados”.

Alterações envio de foto WhatsApp
Foto: Android Police

Em testes realizados, no entanto, a mudança é pequena em relação ao conteúdo enviado. Em um exemplo, uma imagem no modo economia de dados foi enviada com 80 KB de tamanho e 0,9 MP. Quando a opção de melhor qualidade é escolhida, o mesmo arquivo foi mandado com 113 KB e 1,4 MP. A novidade já está disponível na versão citada do WhatsApp e pode ser testada por todos.

Via: Engadget/Android Police

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES